Sindicato debate demandas com a CIPLAT da P-75

O Sindipetro-RJ esteve presente na plataforma em encontro com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em Plataformas (CIPLAT) da unidade para debater melhorias na segurança dos trabalhadores

Na última segunda-feira (11/03), uma representação do Sindicato marcou presença através dos seus diretores, André Buca e Moisés Costa, na P-75, FPSO que opera no Campo de Búzios, área de produção do Pré-Sal, onde apresentou questões importantes.

Trabalhadores passam mal no desembarque

A primeira envolve o desembarque de trabalhadores, na semana passada, que apresentaram um mal-estar. Existem duas possibilidades que estão sendo investigadas: uma infestação viral que teria ocorrido a bordo ou outra questão relacionada a qualidade da comida, pois existem muitas reclamações dos trabalhadores sobre o aspecto do alimento servido.

O Sindipetro-RJ pontuou a necessidade de uma boa qualidade da comida a ser servida na na plataforma por conta da saúde mental dos trabalhadores que ficam 14 dias confinados, cada vez mais precarizados pelo efetivo reduzido. A baixa qualidade do alimento, junto com a falta de variedade gera muita insatisfação, tanto na P-75, quanto nas outras plataformas que operam na região.

Outra situação que está incomodando bastante aos trabalhadores é o mau cheiro nos banheiros. O Sindicato recebeu denúncias de que os banheiros estão exalando um intenso mau cheiro, apresentando um aspecto de falta de limpeza e manutenção. A gerência da plataforma informou que já estava ciente do problema é que já estava instalando novos sifões, efetivando outras medidas para solucionar o problema.

Além disso, a representação do Sindipetro-RJ fez um giro de vistoria, avaliando a situação de preservação das baterias de CO², das bombas de incêndio, pois havia denúncias de degradação do equipamento, mas foi verificado que o material foi recentemente adequado.

Água de pias e chuveiros “lava óleos” com impurezas

Outro ponto abordado na reunião com a CIPLAT foi a questão que envolve os chuveiros e pias “lava óleos”. Trabalhadores relataram às CIPLATs das plataformas de Búzios que a saída de água está com cor de ferrugem, nitidamente impura. Há risco para quem precisa fazer uma limpeza para evitar contaminações químicas.  Assim, fica claro que há problemas com as conexões de água que são compostas por aço carbono, sendo necessária a troca por aço inox.

Interdição das UMSs

As Unidades de Manutenção e Segurança (UMS) não estão conectadas nas plataformas por conta da interdição decretada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), motivada pela exposição dos trabalhadores a gases nocivos à saúde e sofram dano à saúde – ainda que momentaneamente – (oriundos de operações de vent de tanques de carga, slop vessel etc).

O Sindipetro-RJ cobra e aguarda uma solução para o problema, pois a situação, do jeito que estava, era um completo absurdo, com surtos de intoxicação. Isso ficou evidenciado no crescimento de emissão de Comunicados de Acidente de Trabalho (CAT).

Greve de PTs foi vitória

A representação do Sindicato fez questão de conversar com os trabalhadores para anotar demandas a serem apresentadas em relação a manutenção de todas as áreas da P-75. Cabe destacar que os trabalhadores, no dia desta visita, estavam em plena vigência da greve de permissões de trabalho (PTs), que aconteceu em todas as plataformas do Campo de Búzios. Isso mostrou que a categoria está disposta a lutar para que se cumpra o que foi negociado no ACT vigente.

Estão sendo descumpridas duas cláusulas do ACT, a 26 (a empresa não está pagando o auxílio deslocamento a uma parte dos trabalhadores do E&P) e a 13 (está havendo convocação dos petroleiros para se apresentarem no fim das férias, obrigando-os a trabalhar fora do ciclo de suas escalas programadas inicialmente).

Na próxima semana estão agendadas reuniões nos dias 19 e 21/03, de acompanhamento com o RH de Búzios para saber quais são as medidas que a Petrobrás irá tomar para resolver estes problemas e de outros temas relacionados à saúde do trabalhador.