Sindicato indica greve de PT de advertência por cumprimento de acordo sobre o auxílio deslocamento e retorno de férias

Com uma interpretação abusiva, a gestão da Petrobrás descumpre ACT ao restringir o acesso ao auxílio de parte de quem trabalha na Exploração e Produção (E&P), e não está cumprindo o acordado sobre retorno de férias. O Sindicato está chamando assembleias a partir de hoje (27/02), até o dia 07/03, para uma greve de emissão de PTs, sendo essa uma mobilização de advertência

No entendimento da Petrobrás quem já fez uso de algum auxílio de transferência não faria jus ao auxílio deslocamento, que agora é disponibilizado para trabalhadores de outras bases, além do Norte Fluminense. Mas segundo entendimento do Sindipetro RJ, quem recebeu o APTT (Auxílio de Provisório de Transferência Temporário) tem sim direito. Inclusive, no último mês de janeiro, o RH da empresa havia concordado com o pleito do Sindicato, dizendo que iria verificar a forma de como resolver a situação. Porém, foi informado que o processo ficou travado na diretoria, gerando assim frustração na categoria.

Frente a esse impasse, o Sindicato está chamando assembleias nos embarques e a bordo para aprovar greve de PT (Permissão de Trabalho).

Retorno de férias

Além dessa questão do auxílio deslocamento, as assembleias também vão colocar em pauta a discussão sobre o retorno de férias, que é um outro descumprimento de ACT.

A empresa não está aplicando o código que não gera frequência negativa em seu controle de assiduidade laboral, como havia combinado nas negociações. A Petrobrás está convocando os trabalhadores a retornarem a suas bases de origem na volta das férias, trabalhando fora do ciclo de suas escalas programadas inicialmente.

Aliás, o Sindipetro RJ já teve uma decisão recente favorável na Justiça do Trabalho, que determina que a Petrobrás não faça alterações de forma unilateral nas escalas de trabalho dos seus empregados de turno.