Sindipetro-RJ apoia a Conferência Livre de Meio Ambiente no Rio de Janeiro

Organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e com o apoio de uma série de entidades representativas da sociedade civil, será realizada em junho, no Rio de Janeiro, a Conferência Livre Estadual de Meio Ambiente e Agricultura (CLEMAARJ).

O primeiro encontro se dará no sábado, 14 de março, entre 8h e 19h, no Teatro Oscar Niemeyer, em Niterói, com o tema ‘Meio Ambiente, Crise Hídrica, Saneamento Básico e Saúde Ambiental’. O engenheiro agrônomo e diretor do Senge-RJ, Jorge Antônio da Silva celebrou a realização da conferência ,dada à ausência de políticas públicas para defesa dos recursos naturais no país.

“Estamos muito confiantes e satisfeitos pelo que conseguimos nesse período. Algumas entidades tinham essa ideia em mente no sentido de rearticular o movimento social, ambiental e sindical, e essa proposta de realização da conferência foi ganhando força. Inicialmente cinco entidades propuseram e a gente foi crescendo. Hoje temos mais de 100 entidades manifestando apoio à conferência”, descreveu.

“Com esse retrocesso que houve na área ambiental e pública de forma geral, nós sentimos a necessidade de reagir a esse processo e construir uma conferência de baixo para cima”, prosseguiu o dirigente.

Ao todo, serão realizadas sete reuniões para produção de conteúdo para a CLEMAARJ. A dedicação das entidades é tamanha que a pré-conferência sobre Meio Ambiente e Energia, em 15 de abril, por exemplo, contará com quatro debates preparatórios relacionados a temas específicos.

Outro assunto que será abordado durante os encontros será a tentativa de venda de ativos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), pelo governo do Rio de Janeiro, após os problemas enfrentados pela estatal no início do ano.

“Essa questão será bem debatida, inclusive estamos vivenciando essa crise hídrica. O que aconteceu recentemente nesse processo, a população sentiu concretamente e esses ataques à Cedae são exagerados. Às vezes, na privatização você acaba privilegiando áreas nobres em detrimento de outras”, destacou o engenheiro.

Confira abaixo o calendário de pré-Conferências da CLEMAARJ:

whatsapp-image-2020-03-03-at-09-17-38

fonte: Programa Faixa Livre