Sindipetro-RJ cobra respostas de gestores e organiza demandas do GASLUB

Após debater temas urgentes na Unidade com os gestores no dia 01/02, o Sindicato se reuniu, na quarta (07), com os trabalhadores

Veja os informes:

Sobreaviso Confinado está mantido

No dia 19/01, os trabalhadores receberam aviso interno de que o sobreaviso confinado estaria cancelado. Houve protesto e, por orientação do Sindicato, início de operação-padrão. A Petrobrás recuou, chamou o aviso de mal-entendido e se comprometeu a manter o sobreaviso confinado.

Na reunião com o Sindipetro-RJ, os gestores disseram não saber quando o Sobreaviso Confinado será implementado. O Sindicato rebateu que havia acordo de que seria até março e cobrou um posicionamento sobre a data.

Sobre a questão do alojamento, está sendo proposta a contratação hoteleira, mas o Sindicato defendeu que seja no site.

Quanto à equipe do sobreaviso, o Sindicato cobrou que seja composta com o quadro que está hoje na MI.

Foi informado ainda que, até o próximo dia 09, a gestão do GASLUB deverá receber parecer do RH sobre a modalidade de alojamento e, depois, então, o Sindicato receberá documento, em resposta ao Ofício enviado, firmando a manutenção do Sobreaviso Confinado no GASLUB.

HETT – Tempo excedente como 2040

O Sindicato pontuou, na reunião com os gestores, que não contar o tempo acima da tabela da troca de turno é um absurdo e lembrou que mesmo na época da gestão bolsonarista, quando tentaram diminuir o tempo para troca de turno, houve recuo da empresa.

E acrescentou que o trabalhador não pode ser penalizado, porque o GASLUB possui uma área extensa e que quem tem que arcar o ônus deste deslocamento é a empresa mesmo.

Não dá para a empresa fazer mudanças prejudiciais ao trabalhador como, por exemplo, a troca do código para o excedido do HETT. Atualmente, é o 2040 (metade do tempo é pago e a outra metade vai para o Banco de Horas) e cogitam alterar para o 2038 (onde o tempo não é contabilizado).

Isto não vai ser aceito e já tem mobilização programada a partir do dia 19/02!

Na reunião dos gestores com o Sindicato, houve informe de que a adoção do 2038 estava sendo projetada também para outras bases, que o assunto já está em estudo considerando a manutenção do 2040 e que é possível que o tema seja pacificado. Mas até agora, NADA OCORREU. Então, a mobilização é o caminho!

Transporte não atende turno

A empresa não atendeu as reivindicações coletivas.

O Sindicato questionou que os problemas continuam e destacou que com o aumento do efetivo é preciso que haja a contratação de mais carros.

E também cobrou atenção maior ao transporte noturno, quando entra o fator segurança, apresentando denúncias de trabalhadores que estão descansando menos tempo, por causa da demora no transporte.

Os gestores aceitaram estudar casos individuais.

O Sindicato propôs a formação de uma Comissão, de preferência com um representante por linha, para apresentar todos os problemas que surgiram com as mudanças recentes. A empresa aceitou e vai reunir com a comissão, quando esta for definida.

GASLUB na luta e em mobilização permanente!