Sindipetro RJ e FNP rejeitam tentativa da empresa de implementar escala 21×21 para os trabalhadores das plataformas

Mais uma vez a hierarquia da empresa apresenta proposta sem considerar qualquer tipo de negociação, sem dar abertura aos sindicatos para uma proposta alternativa, em pleno recrudescimento da pandemia da COVID-19.

Em reunião virtual realizada na manhã desta segunda (29), entre a FNP e seus sindicatos filiados com o RH da Petrobrás, representantes da empresa anunciaram que pretendem implantar, por tempo determinado a escala de 21×21. A proposta do RH é aplicar essa escala por dois ciclos de embarque (abril, maio e junho), contando 84 dias, com a justificativa de diminuir a circulação de pessoas a bordo (POB). A permanência no hotel seria de três dias com sistemática de testes para pessoas que moram em outros municípios. Para quem mora na cidade de embarque, os protocolos atuais seguirão sem alterações.

A medida que já foi adotada no ano de 2020 recebeu uma série de criticas dos trabalhadores pois provoca desgaste físico e emocional, aumentando o acúmulo de trabalho, acidentes de trabalho e o tempo de permanência longe de casa, que passaria a ser de 24 dias (21 de embarque mais 3 de hotel). Ademais essa proposta atenta contra a proporção entre trabalho e folga dos trabalhadores embarcados (1 por 1,5).

Sem canal de negociação

A representação do RH se manteve de forma irredutível não abrindo espaço para as reivindicações dos trabalhadores. O RH não explicou, por exemplo, porque não respondeu aos encaminhamentos do Sindipetro-RJ que pedem medidas mais eficazes para conter os surtos de COVID-19 em plataformas como a P-74 e P-75.

O Sindipetro-RJ insistiu na necessidade de realização de testagens em três fases (em casa, a bordo e no desembarque). Também foi feito questionamento sobre o acoplamento da UMS na P-76, que vai aumentar a circulação de pessoas na plataforma, programada para os próximos dias. Além disso, não foram respondidas perguntas sobre se com a nova escala será diminuído o volume de serviços, se serão compradas máscaras de melhor qualidade, prazo para implantação da nova escala, se vão diminuir a emissões de PTs (Permissões de Trabalho) e se há previsão de parada de plataformas em caso de surto. Disseram apenas que enviariam uma minuta do acordo e que a reunião era específica sobre o 21×21.

Trabalhadores precisam ser ouvidos e respeitados

O Sindipetro-RJ se colocou como disposto ao diálogo para a alteração da escala, mas que é necessária uma escala que respeite a proporção trabalho x folga não levando o trabalhador ao esgotamento mental e físico. Foi ressalvado também que já houve experiência negativa, inclusive com o aumento do número de acidentes e incidentes, principalmente com o aumento do número de módulos nas unidades. O RH informou que consultou médicos especialistas da EOR e reafirmou que é uma medida temporária.

O Sindipetro-RJ respondeu que vai fazer o debate com a categoria e que não ouvir os trabalhadores é temerário, pois são eles que ficarão 504 horas de permanência total em uma plataforma com alto risco, caso for aplicada a escala de 21×21. O Sindicato reforçou ainda que está aberto à negociação e concluiu com a crítica contra a imposição do RH.

Resumo da reunião

Como vão ser pagas as horas extras de 21 por 21?
Resposta RH: Será o mesmo procedimento do ano passado. O que for excedente não irá para banco de horas. Terá um tempo de apuração. Fechou o ciclo, apura e paga.

Como serão computados os dias de hotel? Quantos dias serão?
Resposta RH: Serão 3 dias de hotel. Na interpretação da empresa deve ser computado como 8h administrativas.

Quando começaria essa escala de 21 por 21?
Resposta RH: Até o final dessa semana ou na próxima.

O POB vai diminuir? Quanto?
Resposta RH: Irá reduzir o POB a bordo por conta do afastamento dos grupos de risco. A redução de um grupo diminui em 25% a circulação a bordo. Em paralelo, há estudos para diminuir ainda mais a população a bordo.

Qual a finalidade?
Resposta RH: Reduzir trocas de turno e população circulante.

Será respeitado o afastamento nos helicópteros?
Resposta RH: Sem resposta. Disseram que fica pendente para avaliação.

Serão compradas máscaras de melhor qualidade PFF2?
Resposta RH: Sem resposta. Disseram que fica pendente para avaliação.

Há previsão e estudo para adiamento do acoplamento da UMS na P-76?
Resposta RH: Sem resposta. Disseram que fica pendente para avaliação.

Foram avaliadas outras alternativas de escala como 21×35 ou 21×28?
Resposta RH: a escala 21×21 seria a que melhor combinaria a diminuição de circulação e a manutenção da produção (foi aqui que os sindicalistas perguntaram se eles esqueceram de um terceiro parâmetro que seria o desgaste dos trabalhadores e a resposta deles foi que ouviram a equipe médica e que estava tudo bem).

Nem mesmo com 312 mil mortes, com mais de 3 mil óbitos diários e quase 100 mil casos novos por dia, a hierarquia da Petrobrás abre mão de priorizar somente o interesse de seus acionistas que é manter lucros e produção em alta, custe o que custar.

Mais uma vez a direção bolsonarista na estatal mostra que se preocupa mais com o lucro do que com a saúde da força de trabalho que sustenta toda a riqueza que os acionistas acumulam.

Destaques