Sindipetro-RJ exige que Petrobrás suspenda desconto para quem recebeu APT na pandemia

Empresa está comunicando aos empregados que receberam auxílio no período da COVID-19 que cobrará devolução. Sindicato já encaminhou carta ofício exigindo a suspensão dos descontos

O Sindicato tomou conhecimento que os empregados da Petrobrás que foram transferidos durante a pandemia de COVID-19, e que receberam o APT, foram comunicados pela empresa de que estariam com uma “inconsistência no pagamento de vantagens de transferência” e estão sendo cobrados pela devolução dos valores.

Um ataque moral

Inicialmente é importante pontuar sobre a forma que a cobrança tem sido feita é a pior possível.  Os empregados sempre foram extremamente justos e corretos na sua relação com a empresa, e o Sindicato considera um ataque moral a indicação de que eles tenham gerado algum dano à empresa.

Se no entendimento da Petrobrás houve erro, o que só admitimos por amor ao debate, é necessário saber quais as consequências aplicadas por esse suposto “erro” à gestão que o autorizou e que determinou sua implementação, pois é certo que não é dado a nenhum empregado sem cargo de gestão autorizar o pagamento de tais rubricas.

Sindicato exige suspensão da cobrança

O Sindicato exige a imediata suspensão de todo e qualquer desconto de quaisquer empregados que se encontrem na situação narrada e pedimos a apuração da gestão que está praticando essa forma de coerção ilegal contra os empregados, criando transtornos na esfera pessoal e do trabalho, angústia, sofrimento e desorganização. Confira a íntegra do documento enviado pelo Sindipetro-RJ ao RH da Petrobrás.

Confira a íntegra da carta ofício 157

O que fazer?

Até o momento a Petrobrás não deu nenhuma devolutiva sobre o assunto e mantém a previsão dos descontos. Se você também é da nossa base territorial, associado ao Sindipetro-RJ, e está sendo ameaçado por descontos deste tipo, envie um email para juridico@sindipetro.org.br descrevendo a situação, com nome completo, lotação e um resumo dos fatos para providências