Sindipetro-RJ e FNP são embarreirados em inauguração de UPGN

Sindicalistas foram proibidos de entrar no evento; e FNP foi excluída do cerimonial. Um absurdo!

Na sexta (13), aceitando convite enviado pela Petrobrás, diretores do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) compareceram ao evento de inauguração da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) no GASLUB, que agora foi novamente renomeado, passando a ser chamado de Complexo de Energias Boaventura.

A UPGN é uma conquista, fruto de toda a luta que os petroleiros fizeram contra o abandono do Complexo e merece ser comemorada!

Carta Aberta

Antes do início do evento, no início da manhã, durante a entrada dos petroleiros, o Sindicato fez manifestação distribuindo Carta Aberta ao Governo Federal e à Alta Administração do Sistema Petrobrás com as principais reivindicações da categoria, destacando as questões urgentes e pontuais no Complexo. Veja o documento: https://sindipetro.org.br/carta-aberta-ao-governo-federal-a-alta-administracao-do-sistema-petrobras/

Assista ao vídeo com o diretor Marcos Dias:

Sindicalistas embarreirados

Embora os nomes de todos os sindicalistas, em lita previamente enviada pela FNP à Petrobrás, constassem no setor de credenciamento, a entrada de todos não foi permitida por motivação da distribuição da Carta.

Veja o vídeo com o diretor do Sindipetro-RJ e da FNP, João Paulo Nascimento:

Inconcebível, ainda, foi a FNP ter sido convidada para o cerimonial, com direito à fala, e na hora do evento foi arbitrariamente excluída, impedida de subir ao palco e falar, configurando atitude antidemocrática dos organizadores do evento numa postura tendenciosa de privilegiar uma federação à outra.

Veja o vídeo com o diretor do Sindipetro-RJ e secretário-geral da FNP, Eduardo Henrique:

Gás do Pré-Sal

A UPGN vai receber gás do Pré-Sal da Bacia de Santos com perspectiva de escoar 18 milhões de m³/dia e processar até 21 milhões de m³/dia de gás natural. A presidente da estatal, Magda Chambriard afirmou que o objetivo é “aumentar a oferta para o mercado nacional, reduzindo a dependência de importações”.

Também fazem parte do projeto o início da operação do gasoduto Rota 3, duas termelétricas a gás e unidades de refino para a produção de combustíveis e de lubrificantes, que abrirão milhares de empregos.

O Sindipetro-RJ vai permanecer em luta, independente de todos os governos e patrões, de olho das condições de trabalho dos petroleiros e mobilizando a categoria.

Acompanhe as publicações da Comunicação do Sindicato e compartilhe!