Sindipetro-RJ marca presença na instalação da nova CIPA do CENPES

Diretores do Sindicato enfatizaram a necessidade de integração com o SMS, articulação com CIPAs das empresas terceirizadas e a importância do combate aos assédios

Na tarde de quarta-feira (12/06), os diretores Ana Paula Baião e Ney Robinson estiverem presentes na cerimônia de instalação da CIPA do CENPES para o período 2024-2025.

Ana Paula, que foi vice-presidente na gestão anterior, no período 2023-2024, pontuou que o desafio da nova gestão é a necessidade de se pensar o SMS de forma integrada, articulando ações com a CIPAs das empresas terceirizadas e seguir no combate aos assédios, a partir da NR5, publicada no final de 2022, que trata do tema. “É preciso trazer os empregados para dentro da CIPA, é preciso entender que grande parte desses trabalhadores que fazem parte das empresas terceirizadas são necessários para pensarmos em um SMS de forma integrada, combatendo sempre todas as formas de assédio (sexual e moral) no trabalho” – disse a diretora, completando que a CIPA deve se integrar não só na prevenção, nos casos de violência no trabalho, atuando também de forma propositiva, incluindo sempre o  Sindicato no apoio às investigações.

O diretor Ney Robinson, que trabalha no CENPES salientou que o momento coincide com a recente eleição e posse da nova direção do Sindipetro-RJ. “É um momento muito importante pois está ocorrendo uma coincidência que é a eleição do Sindicato, que tem trabalhado muito com as CIPAs, com a gestão aqui do CENPES. Estão chegando novos colegas de trabalho e precisamos orientá-los sobre a importância da segurança no trabalho, e trazê-los para o ambiente seguro que é a Petrobrás”, ressaltando a necessidade da presença dos terceirizados nas reuniões da CIPA.