Já pensou em trabalhar em pé, num espaço compartilhado que possa ser ocupado por diferentes profissionais ao mesmo tempo? Parece moderno, né? Aparentemente, com está “lógica”, a Diretoria de Refino e Gás Natural da Petrobrás está consultando os trabalhadores sobre quanto do seu trabalho pode ser realizado em pé.
A orientação do Sindicato é responder a pesquisa com zero, de forma a desencorajar a empresa e demonstrar a resistência dos empregados a mais essa medida desrespeitosa fruto do desmonte da empresa. Por trás dessa “inovação”, o Sindipetro-RJ entende que busca-se impor mais uma forma de precarização do trabalho: com as desmobilizações e transferências para o Rio de Janeiro, a ideia é “entulhar” pessoas e coisas no mesmo ambiente para economizar e cortar custos.
Como o projeto neoliberal afeta os direitos
Na segunda (27), em contraponto à videoconferência que a Petrobrás realizará com a economista liberal Deirdre MacCloskey, a TV Petroleira promove, a partir de 16h, um streaming com convidados especialistas que vão debater como o neoliberalismo ataca os direitos dos trabalhadores e como afeta a saúde mental na era precarização. Acesse: https://www.youtube.com/user/campanhapetroleo/