SMS do CENPES apresenta relatórios do PCMSO e PGR

Na terça-feira (22/08), o SMS do CENPES promoveu reunião com a CIPA local para fazer a Apresentação de seus Programas de Saúde (PCMSO, PPRA, PGR) respectivamente Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)

Alguns dados apresentados chamaram atenção como o nível de ruído verificado na Central de Utilidades (CUTIL), que registrou 85,7 Db, quando o limite permitido pela legislação atual é de 85Db, sendo categorizado como CRÍTICO. Relataram que em relação ao Agente Físico Ruído há 5 GHE (Grupo Homogêneo de Exposição) incluídos no Programa de Conservação Auditiva (PCA) no Complexo Cenpes -CIPD Em relação à exposição ao AGENTE CANCERÍGENO BENZENO, a unidade informa possuir 17 GHE (Grupo Homogêneo de Exposição) que são acompanhados pelo PPEOB.

Outro ponto que chamou atenção foi sobre a medição referente aos níveis de radiação ionizante apresentados. A princípio os níveis mensurados pela Petrobrás foram considerados normais dentro do padrão estabelecido pela Comissão de Energia Nuclear (CNEN), mas o Sindicato gostaria de ter acesso às informações anteriores ao processo que está sendo aplicado atualmente na unidade.

No CENPES, assim como na PETROBRÁS, a principal causa de longos afastamentos foi saúde mental. Apesar de não ter sido registradas doenças ocupacionais no período, sabemos da intrínseca relação entre o adoecimento mental dos trabalhadores e as relações de trabalho.

Destaques