O diretor do Sindipetro-RJ e secretário-geral da FNP, Eduardo Henrique, participou do programa Faixa Livre, na terça (22), falando sobre os temas que estão mantendo os petroleiros mobilizados contra a gestão atual na Petrobrás
O programa, apresentado pelo jornalista Anderson Gomes, repercutiu o acidente na Bacia de Campos que ocorreu no feriado, 21/04. Um incêndio com explosão atingiu a plataforma PCH-1 e um trabalhador precisou ser resgatado do mar, entre outros feridos. “Não vemos de fato uma agilidade para colocar mais efetivo; diminuir/acabar com a terceirização, primeirizando os contratos; e gerir com competência a Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS)”, disse o diretor Eduardo Henrique, que lembrou outros recentes casos fatais no Sistema Petrobrás.
Além da questão de SMS, Eduardo Henrique apresentou todas as principais reivindicações da categoria que levaram à Greve Nacional Unificada no dia 26/03, como, por exemplo, a falta de efetivo, o pagamento da dívida da Petrobrás na Petros que atinge principalmente os aposentados, o corte na PLR e a medida unilateral no Teletrabalho.
Sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), Eduardo Henrique disse que a Proposta que a FNP entregou ao RH é integrada, para todo o Sistema Petrobrás. “Nós estamos insistindo e só está dependendo da FUP para termos uma mesa única de negociação, mas já conseguimos apresentar uma proposta conjunta. O ACT previa o tratamento imediato do PCCS após a assinatura do ACT há praticamente dois anos, porém a Empresa nada apresentou”, disse.
O Sindipetro-RJ e a FNP estão convocando atos para manter a mobilização da categoria.
Na entrevista, também foram explorados outros temas como os concursos públicos e os preços dos combustíveis.
Os preços praticados são resultado da “ausência de uma política de preços dos derivados do petróleo desvinculada do mercado internacional”.
“A Petrobrás tem dinheiro para entregar aos acionistas, mas não pode contratar todo o cadastro de reserva formado por pessoas que estão aguardando na lista de aprovados nos concursos que já foram realizados”, afirmou Eduardo Henrique.
Assista ao programa e compartilhe: