Centenas já assinaram. E você? O lema petroleiro sempre foi: mexeu com um, mexeu com todos!
Não vai passar, Transpetro!
O Sindipetro-RJ chama todos os petroleiros e petroleiras a assinarem abaixo-assinado elaborado por um setor de trabalhadores da Transpetro que estão sofrendo ameaça de terceirização. Mais de 560 trabalhadores já assinaram o abaixo-assinado, sendo mais de 100 trabalhadores na sede da Transpetro, e principalmente a operação de cada terminal está sabendo e está inconformada com esse ataque. O abaixo-assinado conseguiu assinaturas de absolutamente todos os 47 terminais operados pela Transpetro. De Coari a Suape, de Guamaré a Rio Grande, todos os operadores estão sabendo e mostrando seu apoio a esta luta. Assine você também.
Entenda o caso
Trata-se de mais uma das muitas medidas antissindicais e unilaterais desta empresa. Desta vez, a resposta a uma reivindicação dos trabalhadores de mudarem de regime de trabalho foi terceirizar toda atividade do sobreaviso, feita pelos trabalhadores próprios.
Transpetro contradiz nos fatos suas palavras. A empresa fala em diálogo com trabalhadores e ataca seus rendimentos e potencialmente ameaça até mesmo seus empregos, terceirizando o sobreaviso. Inclusive isso contradiz o que foi dito recentemente em evento nacional de Apropriação/Sala de Cálculo feito pela Petrobrás e Transpetro. Neste evento foi dito, com todas as palavras, que “querem empoderar a apropriação/sala de cálculo”, nada mais longe disso do que terceirizar!
É enorme a insatisfação dos trabalhadores com essa medida que vai colocar em xeque, com a recorrente precarização e rotatividade inerentes à como são feitas as terceirizações, arriscando um trabalho crucial. Vale lembrar que esta atividade é absolutamente estratégica: é pela Apropriação por onde passa todo o faturamento da Transpetro e boa parte do faturamento da própria Petrobrás!
O Sindipetro-RJ tomará todas as medidas de mobilização e jurídicas contra esse retrocesso. Os trabalhadores da Apropriação já votaram em assembleia que se a empresa não recuar haverá mobilização. Mostre sua indignação para fortalecer essa luta.
É inaceitável o autoritarismo da Transpetro que acontece em meio ao governo Lula, representando um perigoso precedente para todos os petroleiros. Não passarão!
Assine agora: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZerqdfu1naTT1nKVFMTm5Ws_D_kYj5CbLk2DDZ79Zehmx8Q/viewform