Subcomissões debatem pautas não resolvidas com o novo ACT

Após a assinatura do acordo, ficou a promessa da empresa de que eventuais ajustes e distorções seriam contemplados na Subcomissão, mas pelo jeito…

Uma greve poderia de fato incomodar a empresa, mas a assinatura do acordo nos sindicatos da FUP enfraqueceu o conjunto da categoria. Na última quarta-feira (24) foi realizada uma mesa de negociação com a Petrobrás para discutir o Benefício-Farmácia (BF).

A partir de dados que nos foram passados, referentes a 14 meses e considerando desembolso, arrecadação e saldo, preenchemos as lacunas de arrecadação (que não nos foi passada para os 14 meses) com valores estipulados a partir de dados médios, e inferimos que a Petrobrás custeou cerca de R$ 89 milhões pelo período total, ou R$ 6,4 milhões por mês. O montante equivale a um custo médio de apenas R$ 23 por vida coberta. Considerando que é um benefício e não um programa de financiamento coletivo de remédios, não é um valor tão alto como propagado pela empresa e considerando o “Compromisso com a Vida”.

Diante do quadro é preciso saber qual a meta de custo orçamentário destinado ao benefício para o exercício de 2018? Além do custo dos medicamentos, quanto se gastou e quanto se pretende gastar com o contrato de administração da prestadora de serviço?

Qual o histórico de valores gastos com medicamentos em valor abaixo do corte que pretendem estabelecer (R$ 150)? O critério de corte de valor para custeio não pode ser aplicado a uma caixa ou qualquer outra unidade de medicamento, pois isso não corresponde à realidade do tratamento. Deve-se considerar a necessidade mensal prevista em determinado tratamento, abarcando o conjunto de medicamentos.

Porém, não fica claro quanto será pago exatamente em cada remédio. Fica a dúvida se o beneficiário também conseguiria um valor mais barato em virtude de descontos oferecidos por laboratórios para compradores cadastrados, situação que justificaria o reembolso.

Por fim, a coparticipação será calculada sobre qual preço? O PMC (tabela da ANS) ou o preço que a Petrobrás conseguir com seu desconto?

Quaisquer dúvidas ou propostas, entrar em contato com:

kafu0261@yahoo.com.br Aposentado – 99700-2562

gustavomarun@yahoo.com.br Edicin – 98863-7715

natalia.sindipetrorj@gmail.com – 96544-5197

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »