TABG: atraso denuncia sucateamento das lanchas

Lanchas de transporte apresentam estado precário de conservação e oferecem risco aos trabalhadores

Na manhã de quinta-feira (30/11), os trabalhadores do TABG, próprios e terceirizados, realizaram um atraso de uma hora na entrada da troca de turno em protesto contra as condições precárias das lanchas utilizadas no transporte dos trabalhadores e trabalhadoras no terminal.

“Com essas lanchas a empresa está expondo a vida dos trabalhadores. Os trabalhadores exigem a substituição das lanchas que não estão funcionando. Se continuar quebrando vamos votar coletivamente para o não uso dessas lanchas, está muito evidente a situação caótica do transporte aqui no TABG. Não é possível ficar brincando com a vida dos trabalhadores” – afirmou J.P Nascimento, em ato na porta do terminal.

Há relatos da ocorrência de problemas mecânicos durante o trajeto para as ilhas do terminal, como explica o diretor do Sindipetro-RJ, Alex Parada.
“Já ocorreu estouro de motor, com rompimento de mangueira que quase queimou com água quente os trabalhadores transportados. As lanchas apresentam defeitos, vão para conserto quando voltam para o funcionamento apresentam os mesmos problemas. Quando há chuva e ventania a situação piora. Até quando a empresa (Transpetro) vai continuar com isso?” – questiona.

Em reuniões já realizadas com a gestão local e com a direção da Transpetro foi informado que as lanchas serão futuramente substituídas por catamarãs, mas pelo jeito é mais fácil acreditar no Papai Noel.