TABG e Apropriação param no dia 30/10

Paralisação de 24h se dará pela recusa da Transpetro em negociar adicionais para os trabalhadores do terminal e da atividade de Apropriação

O movimento também exige o aumento do efetivo de trabalhadores no serviço de Apropriação e no TABG, tendo em vista a sobrecarga hoje suportada pelos empregados do terminal. Essa sobrecarga aumenta significativamente o risco de acidentes e de doenças, inclusive sofrimento psicológico.

O Sindipetro-RJ já oficializou o movimento paredista à Transpetro através da carta ofício 367/2023.

Apropriação, um serviço extenuante

Os trabalhadores que executam o trabalho de Apropriação na Transpetro não são valorizados apesar de sua imensa responsabilidade e desgaste. Eles atuam em situação de sobreaviso, trabalhando sábados, domingos e feriados, tendo a ocorrência de passagem de serviço, configurando assim um Regime de Trabalho, mas que o sistema Petrobrás não reconhece como tal.

TABG, entenda a situação

No início de outubro trabalhadores próprios e terceirizados no TABG realizaram cortes de turno por conta da demissão sumária de trabalhadores da terceirizada Sudamin; precárias condições das instalações e no transporte de lanchas.

Pelas características do terminal, na avaliação da comissão de base dos trabalhadores e do Sindicato, há o entendimento de que é necessário a implantação do Adicional Regional de Campo (AREC) ou de confinamento, mas aceitando a negociar com a empresa um desses adicionais, ou a criação de um adicional específico para o TABG.

Outro ponto prioritário é a alteração do cálculo das horas extras na troca de turno dos trabalhadores de turno. O Sindicato exige média atual real, a partir do registro na catraca.

Além disso, é cobrada uma solução sobre o local de registro de ponto, dos contratados que é feita nas ilhas do terminal, diferentemente dos próprios que é realizado na primeira catraca antes do acesso às lanchas. O Sindicato exige isonomia para os terceirizados com o registro de frequência sendo feito no mesmo local.

Outros pontos relacionados ao SMS estão sendo tratados com a gerência do terminal com urgência.