TABG começa corte de rendição nos grupos por pauta local e ACT

Trabalhadores realizam mobilização por conta da pauta local e avaliam proposta da Petrobrás/Transpetro. Movimento reforça luta conjunta com o pessoal do CNCL

Nesta terça (23/08), em mobilização pelas negociações do ACT e em conjunto à greve do CNCL , por um acordo digno, trabalhadores dos Terminais Aquaviários da Baía da Guanabara ( TABG), em greve local, promovem um trancaço e realizam uma assembleia chamada pelo Sindipetro-RJ para avaliar o indicativo de rejeição da nova proposta da Petrobrás/Transpetro. Estão sendo colhidas assinaturas também em documento para ser entregue ao Gerente Setorial sobre a recusa dos Brigadistas Voluntários em arriscar a própria vida e a de outros para cumprir a função diante do caos na Unidade. Saiba mais: https://sindipetro.org.br/abaixo-assinado-caos-tabg/

Assine o abaixo-assinado: https://bit.ly/AbaixoAssinadoTABG

O fato é que a nova proposta da companhia pavimenta um cenário de demissões em massa e prossegue na retirada de direitos dos trabalhadores da Petrobrás/Transpetro.

Eixos da Contraproposta

Custeio da AMS na relação 70×30;

Reajuste salarial de 12%;

Manutenção da cláusula de estabilidade de emprego;

Manutenção do adicional de Mestra Nacional;

Isonomia para embarcados no auxilio desembarque, dia do desembarque e turno de manutenção;

Exclusão da cláusula referente ao trabalho de turno com relação trabalho/folga 1×1;

Regramento do teletrabalho;

Abono de horas do fim de ano e quarta-feira de cinzas;

Pagamento do Adicional de Permanência no Estado do Amazonas e adicional de campo terrestre para todos que fazem jus; e

Manutenção da cláusula da Contribuição Assistencial no moldes do atual ACT.

O “teatro” da negociação

Ao longo deste processo negocial, se assim isso pode ser chamado, a gestão da empresa só tem promovido reuniões inúteis, sempre impondo de forma unilateral propostas que representam perdas, sem que mostre qualquer disposição para negociar.

A realidade é que trabalhadores próprios e terceirizados no TABG convivem com a precarização e redução de direitos que afetam suas vidas. A direção da Transpetro descumpre NRs, gerência do terminal omite acidentes, entre outras situações. Inclusive circula um abaixo-assinado que exige medidas imediatas contra o caos na unidade.

Greve, uma realidade

E é exatamente por isso que os trabalhadores do TABG e do CNCL estão em greve mostrando a força dos trabalhadores, rechaçando a política de corte de direitos imposta pela gestão da companhia.

A pauta das assembleias no TABG vão avaliar:

1 – Proposta de ACT apresentada pela Petrobrás/Transpetro no dia 17/08,

2 – A contraproposta da FNP apresentada em 22/08;

3 – Autorização para solicitação de mediação do TST; e

4 – Deflagração de greve no caso de recusa à negociação e mediação.

5 – Pauta local: manutenção da greve contra a precarização do SMS , redução de efetivos e cortes de terceirizados.

Basta de irresponsabilidades, omissões e assédio!