TABG registra mais um acidente com lancha

A empresa está esperando o quê? Um acidente fatal? Assim, não dá! Revoltados, trabalhadores próprios e terceirizados fizeram trancaço na manhã desta segunda (29), pedindo respostas urgentes

No sábado (27), de madrugada, por volta das 3h, a embarcação de apoio MRB VII afundou! Não houve vítimas, mas é mais um acidente para a lista das ocorrências com as lanchas que fazem a travessia para as ilhas e encontram-se em péssimo estado.

Naufrágio

Ao perceberem água na lancha, que estava ancorada no cais da Ilha Redonda, dois tripulantes tentaram bombear para fora, mas não tiveram êxito. Ambos conseguiram escapar ilesos do naufrágio e não houve evidências de vazamento de óleo ou combustível.

O Sindicato tem cobrado, de forma constante, providências da Transpetro e da Petrobrás controladora sobre a precariedade das lanchas que fazem o transporte marítimo dos trabalhadores entre a ponte do Barão e as ilhas.

Precariedade é risco de vida

O serviço é feito pela empresa prestadora de serviços ATM. A Transpetro já propôs, num prazo de 24 meses, colocar catamarãs, mas até lá precisa solucionar, já, a precariedade atual!

São acidentes tão sistemáticos que lanchas à deriva na travessia virou normalidade!

Para lembrarmos ocorrências com incêndio, em novembro de 2019, uma lancha pegou fogo; e em fevereiro de 2023, um princípio de incêndio desesperou os trabalhadores que verificaram a ausência de extintor na embarcação!

Pelo encerramento do contrato com a ATM e contratação de uma outra empresa para prestar serviços de lancha, garantindo a travessia dos trabalhadores para as ilhas em segurança, já!

Acompanhe as notícias nos canais de Comunicação do Sindicato.