TABG faz trancaço, marcando o Dia Nacional do Aposentado

Na manhã da quarta (24), petroleiros próprios e terceirizados dos Terminais protestaram por reivindicações pontuais, engrossando as manifestações ocorridas em diversos pontos do País pelos direitos dos aposentados

Calotes e demissões

Durante o trancaço, o Sindipetro-RJ informou sobre a temerosa situação em que os trabalhadores da PROPAV se encontram: a empresa alegou falência e não pagou rescisões aos demitidos e os que continuaram em serviço ficaram sem salários e benefícios. No final do ano, o Sindicato doou cestas básicas.

Outra terceirizada fora do eixo é a TK Engenharia que já chegou a suspender benefícios dos trabalhadores. Em recente denúncia, a TK praticou demissões e entre elas estaria a de um empregado afastado pelo INSS. O Sindipetro-RJ está apurando o caso.

Empregabilidade na Ilha

Representantes do movimento de trabalhadores desempregados da Ilha do Governador participaram da manifestação e reforçaram a reivindicação para que a Transpetro priorize vagas de empregos para a comunidade do entorno.

Risco na travessia

Enquanto a Transpetro diz que vai colocar catamarãs, que estão sendo construídos num prazo de 24 meses, para fazer o transporte dos petroleiros para os Terminais, os acidentes com as lanchas em contrato terceirizado com a empresa ATM não param de acontecer.

Essa semana, durante a entrada dos empregados, o motor de uma das lanchas parou de funcionar e a lancha, descontrolada, bateu no cais. Mais um susto!

Até o momento, nem o Sindicato, nem a CIPA receberam comunicado sobre este acidente. Sabe-se lá se a Transpetro foi informada oficialmente… É um desleixo!

Não dá mais para os petroleiros ficarem expostos a mais acidentes! No mês passado, publicamos notícia sobre outra ocorrência com as lanchas: https://sindipetro.org.br/lanchas-problemas-tabg/

Pelo encerramento do contrato com a ATM e contratação de uma outra empresa para prestar serviços de lancha, garantindo a travessia dos trabalhadores para as ilhas em segurança!

Muitas cobranças e poucas respostas

O Sindipetro-RJ aguarda pelo agendamento de segunda reunião com a gestão da empresa para terminar de expor as reivindicações e cobrar respostas.

Até o momento, houve poucas respostas e avanços sobre os pontos apresentados pelo Sindicato na primeira reunião, que ocorreu no dia 03/01:

– SMS sem avanço, sem respostas por parte da Transpetro, mas a gerência local está tentando implantar melhorias na infraestrutura;
– a empresa negou o pagamento de adicional regional de confinamento (ARC) e o Sindicato está estudando medidas cabíveis;
– o Sindicato está acompanhando a implementação dos VA/VR com manutenção do Restaurante;
– os contratos com as empresas prestadoras de serviços precisam ser vistos e revistos, pois os terceirizados não podem continuar a sofrer com descumprimento de direitos e calotes; e
– em resposta à solicitação do Sindicato dos números absolutos do efetivo, a Transpetro respondeu que serão apresentados após o Carnaval.

Fique ligado nas convocatórias do Sindipetro-RJ e participe!

Destaques