Teletrabalho permanente: MPT marca audiência de mediação

O Sindipetro-RJ recebeu notificação do Ministério Público do Trabalho de que a audiência administrativa de mediação por videoconferência sobre o teletrabalho permanente foi marcada para a segunda (13), às 10h30. O Sindicato solicitou a mediação do MPT para discutir com a Petrobrás o protocolo de retorno e o regramento de teletrabalho permanente, após diversas tentativas de negociar diretamente com a empresa que foram ignoradas e diversas decisões unilaterais por parte da direção da empresa, sendo a última o anúncio de retorno ao regime presencial para outubro.

Neste momento, o Sindicato está orientando os trabalhadores a não assinarem ainda o termo apresentado pela empresa sobre o qual possuem muitas dúvidas e está convocando reunião nesta quinta (09), às 18h. Participe! Para entrar na reunião: https://bit.ly/teletrabalho09-09

O Sindicato é a favor do teletrabalho

Desde o início da pandemia, o Sindipetro-RJ tem defendido que o teletrabalho deve ser em condições dignas, com regramentos bem definidos. Os trabalhadores, conforme todas as indicações científicas, não podem sofrer com doenças causadas, por exemplo, por problemas ergonômicos. É preciso ainda observar que não é possível haver perdas de garantias trabalhistas que estão sendo conquistadas há décadas.

Regulamentação do custeio

No dia 18 de agosto passado, o Sindicato obteve decisão favorável no processo nº 0100455-61.2020.5.01.0052 sobre o regime do teletrabalho emergencial (vigorando durante a pandemia) que decide pelo pagamento de auxílio de R$ 175 por mês a todos os empregados, além dos R$ 1.000 pagos para a adequação das residências. A decisão é de primeira instância e pode haver recurso.

Informação direta combate fake news

O Sindicato tem produzido material sobre o teletrabalho para ajudar o trabalhador a entender os procedimentos que estão em debate e os motivos dos encaminhamentos que estão sendo dados. Consulte https://sindipetro.org.br/confira-os-conteudos-do-sindipetro-rj-sobre-o-teletrabalho/

Conheça a Cartilha: CARTILHA TELETRABALHO

Acompanhe as notícias pelas redes sociais do Sindipetro-RJ.