Terceirizado da Petrobrás é mais uma vítima fatal da política genocida de segurança pública do estado do Rio

Montador de andaimes da REDUC foi morto na porta de casa em operação policial no Morro dos Macacos no último sábado (06/03). O trabalhador era contratado da Engecampo Engenharia.

Valmir Pereira Cândido, de 42 anos, foi um dos cinco mortos durante um tiroteio entre policiais militares e traficantes em uma localidade conhecida como ‘Terreirinho’. Amigos e familiares afirmam que Walmir era inocente e que foi rendido e executado covardemente por policiais. Valmir era casado e tinha dois filhos. Ele estava de folga, cuidando dos preparativos do aniversário de 15 anos da filha.

Nesta segunda-feira (08/03) será realizado um ato organizado por amigos e família a partir das 18h em frente à padaria Petrocochino, um dos acessos ao Morro dos Macacos, localizado no bairro de Vila Isabel, zona norte do Rio.

Nem com determinação do STF e COVID-19 ações da PM cessaram

A ação policial no Morro dos Macacos foi a segunda mais violenta em 2021, de acordo com o Laboratório de Dados sobre Violência Armada Fogo Cruzado. A mais violenta ocorreu em fevereiro, em uma operação no Morro da Caixa D’Água, em Quintino, zona norte da capital, que terminou com dez mortos e cinco feridos

Apenas em 2021, essa foi a 13ª operação policial na região metropolitana do Rio de Janeiro com um saldo de três ou mais civis mortos. Desde junho de 2020, está em vigor uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) restringindo a realização de operações policiais em favelas durante a pandemia de COVID-19.

De acordo com a decisão, as ações só são permitidas em circunstâncias excepcionais.

O Sindipetro-RJ presta solidariedade à família de Valmir Pereira Cândido e exige o fim desta política genocida promovida pela Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro que tem como alvo preferencial pretos, pobres e favelados.

Destaques