TIR 12h: a vocação da direção da Petrobrás em manipular a verdade quando é conveniente ao seus interesses

Empresa divulga comunicado com intuito de confundir a categoria e desgastar a luta do Sindicato

Na última terça-feira (21/09), a empresa distribuiu para seus empregados, através de disparo de e-mail corporativo, um informe no qual tenta manipular , com o objetivo de induzir a categoria de que o Sindicato não fala a verdade, sobre a questão que envolve a minuta que trata do Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) de 12h. O texto em determinada parte diz que conforme “o parágrafo 2º, cláusula 4, da minuta do acordo, conforme já afirmado pela Companhia, não obsta o direito de ação do trabalhador , garantido em lei, de buscar o Poder Judiciário sempre que entender necessário para postular os seus direitos que entenda devidos, bem como não implica na renúncia a ações judiciais em curso” – afirma o trecho do comunicado.

Em realidade, a hierarquia da empresa mais uma vez recorre ao expediente da contra-informação, o famoso “mentir com a verdade”, para, deliberadamente, disseminar confusão entre os trabalhadores, com objetivo claro de influir no resultado das assembleias em curso, dando a entender que o Sindipetro-RJ está divulgando informação errada.

A empresa desvia a atenção da categoria do ataque central que promove ao introduzir, na minuta, cláusula expressa em que trabalhadores e sindicato, coletivamente, “assumem”, formalmente, que não há passivos nas tabelas vigentes até então, mesmo amplamente reconhecidos pela própria empresa e sabidos dos trabalhadores. A empresa faz uma falsa polêmica, estilo Bolsonaro/Joseph Goebbels, onde não há. Isto é, em relação ao direito de ação individual e isolada do trabalhador contra a Petrobrás. No entanto, omite as piores condições para tal, isto é, custos e potenciais sucumbências no caso de perda e, o pior, que a aceitação do seu termo de chantagem, pois é assim que a categoria tem se expressado nas assembleias quanto ao termo, concretamente, reduz, na prática, as possibilidades da ação individual prosperar favoravelmente ao trabalhador, pois já haverá uma posição coletiva, majoritária, formal, documentada, declarando de que nunca houve passivos. Inclusive com sua principal e legal entidade representativa vinculada à decisão da categoria de que não haveria passivos a serem discutidos de forma judicial.

O fato é que a hierarquia da Petrobrás incorre na prática da má-fé negocial, ao fazer esse tipo de manipulação com objetivo claro de influir nas decisões da categoria nas assembleias.

Minuta TIR 12h: fake news circula, tentando confundir trabalhadores

Circulam em grupos de aplicativos de mensagens instantâneas informações desencontradas sobre a minuta que trata da alteração da Tabela de Turnos de Revezamentos. São fragmentos de imagem manipulados extraídos da minuta do Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) de 12h.

A imagem suspeita , que circula , mostra no parágrafo 2º, relativo a Cláusula 4 da minuta, que versa sobre os trabalhadores a abrirem mão de passivos existentes de quem cumpria 8h, e que pretendem migrar para 12h, uma “ressalva” em vermelho dizendo o seguinte: “parágrafo aplicável apenas para as unidades nas quais os sindicatos ingressarem com ação contra a tabela 3×2 implantada no início de 2020”, induzindo que os trabalhadores de turno não se enquadrariam na questão. Será coincidência este material circular no mesmo período do comunicado da empresa?

Mas a “pegadinha” fica identificada , explícita, quando verificamos no PDF original, da minuta, na mesma Cláusula 4, que o grifado em vermelho se refere aos parágrafos abaixo, 3º e 4º – do contrário, aliás, não faria nenhum sentido – e não ao de cima (2º). Ou seja, não são o 2º e 3º, mas o 3º e 4º, que não constam na imagem manipulada.

O fato é que da forma como a imagem foi editada pode ocorrer uma indução e compreensão a quem leia, de que o grifado em vermelho se refere a questão dos passivos. Engano? Coincidência? Manipulação? A quem interessa essa ação? Qual a origem disso?!?

Diante disto, o Sindipetro-RJ neste momento não quer tirar conclusões precipitadas e associar essa fake news a alguma ação plantada pela hierarquia da empresa, mas é preciso que a categoria fique atenta a este tipo de conteúdo que induz erroneamente a partir de imagens e textos manipulados. É preciso que a própria hierarquia da Petrobrás se posicione oficialmente sobre isso. Esclareça. Se não o fizer, silenciar, se omitir, ao menos teremos que não lhe interessa combater este tipo de fraude.

Destaques