Trabalhador terceirizado do COMPERJ morre por COVID-19

O Sindipetro-RJ recebeu na segunda-feira (6) a informação de que um trabalhador do COMPERJ, contratado da empresa MIP, montador de andaime, com 40 anos de idade, morreu no último sábado (4), vítima de COVID-19. O trabalhador apresentou sintomas com suspeita de contaminação no canteiro de obras da unidade no dia 27 de março.

A MIP comunicou a internação deste trabalhador à Petrobrás na última sexta (3), e hoje informou oficialmente o falecimento do montador de andaime do COMPERJ por causa do COVID-19.

Os trabalhadores que integram a equipe da MIP no canteiro estão afastados até completarem a quarentena de 14 dias, conforme o protocolo do Ministério da Saúde.Cabe salientar que no COMPERJ não há nenhum serviço classificado como essencial, e que por isso todas as atividades já deveriam estar paralisadas diante do quadro de pandemia.

Infelizmente, a morte deste trabalhador terceirizado mostra o quanto a direção da Petrobrás está negligenciando a situação para prevenção e proteção aos trabalhadores terceirizados dentro do sistema.

O Sindipetro-RJ enviou Carta ofício ( Carta n.95 ) cobrando explicações da direção da Petrobrás, e presta condolências à família deste trabalhador e a todos os companheiros que atuavam com ele no COMPERJ.

Situação dos terceirizados na unidade já havia sido denunciada

Após denúncias de funcionários em obras, a Prefeitura de Itaboraí havia anunciado no dia 24 de março a paralisação parcial de 70% das atividades nos canteiros. Segundo responsáveis por empresas operando no local, trabalhadores seriam colocados em férias coletivas para evitar a disseminação do coronavírus, mas pelo visto as empresas sob as vistas grossas da Petrobrás não respeitaram isso.

O Sindipetro-RJ já havia publicado denúncias que não estavam sendo tomadas providências no COMPERJ para evitar o contágio do coronavírus entre os trabalhadores, que circularam em ônibus lotados e refeitórios. E que de acordo com os trabalhadores, as condições de trabalho estavam longe das recomendações de saúde, pois a maioria não tem máscaras ou álcool em gel à disposição, há canteiros em que trabalham juntos 2 mil operários.

Já no dia 25 de março foi confirmado o primeiro caso de COVID-19 no COMPERJ, sendo um trabalhador do consórcio KM, morador de Magé, Ele e todos que tiveram contato no mesmo canteiro, foram afastados do serviço.