Nesta quarta-feira (11/02), o Sindipetro-RJ realizou a primeira assembleia para os trabalhadores e trabalhadoras da PPSA, na sede da empresa, no Centro do Rio, representando assim um marco histórico para os petroleiros da empresa do Pré-Sal. A assembleia aprovou por maioria a proposta de pagamento da PLR 2025
Esta foi a primeira assembleia realizada pelos trabalhadores da PPSA com organização do Sindipetro-RJ.
Porém, os trabalhadores aprovaram por unanimidade uma moção crítica sobre o valor da PLR 2025, que repete a mesma fórmula de 2024. São dezenas de bilhões que a PPSA gera para a União, mas seus empregados são ignorados no reconhecimento no pagamento de valores compatíveis com que é arrecadado pela empresa. Assim os trabalhadores deixam bem claro que vão lutar para melhorar PLRs futuras nas próximas negociações.
Sindipetro-RJ cobra isonomia de direitos para o empregados da PPSA com os do sistema Petrobrás
Além da discussão da PLR 2025, o Sindicato e os trabalhadores estão começando a discutir com a empresa a necessidade de construir um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), já que a PPSA conta agora com trabalhadores concursados, havendo assim a necessidade de que haja uma proteção jurídica aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. Nem dissídio existe até o momento, sem definição de uma data-base fixada para discutir renovações de ACTs..
Ao longo deste processo o Sindicato vai promover reuniões com os empregados da PPSA para a construção de uma pauta de reivindicações. Neste contexto existem questões importantes como a defasagem salarial, quando comparado com a Petrobrás.
Assim, o Sindipetro-RJ está seguindo premissa votada e aprovada no seu Congresso 2025 de que deve haver isonomia na categoria petroleira em todas as empresas. No caso da PPSA, por exemplo, os seus funcionários recebem apenas uma remuneração a título de PLR, enquanto que na Petrobrás esse montante chega até cinco remunerações.
Há também a reivindicação da aplicação das licenças maternidade e paternidade da mesma forma que é feita no sistema Petrobrás, aplicando apenas o básico que é permitido por lei, sendo fundamental o regramento do Teletrabalho.
É preciso também cobrar avanços no Vale Refeição/Alimentação, que estão congelados há tempos sendo menores quando comparados, por exemplo, com o de terceirizados da Petrobrás em Duque de Caxias.
Outro ponto importante é a discussão da relação de custeamento do plano de saúde que segue o padrão 70/30, quando na Petrobrás é 60×40.
Um trabalho de conscientização
Como representação oficial dos trabalhadores da PPSA, o Sindipetro-RJ inicia uma primeira etapa de contato inicial, apresentando suas diretrizes e de que forma pode apoiar os empregados da empresa, dentro de suas prerrogativas como sindicato. Para isso, é feita uma ação para mostrar a importância da filiação sindical é o que ela pode representar de forma coletiva e individual na luta dos trabalhadores.