Transpetro esconde vazamento de óleo no TABG

O Sindipetro-RJ cobra providências e informações sobre uma série de vazamentos de óleo, não comunicados à CIPA e ao Sindicato, ocorridos no TABG no último mês de março

O Sindicato apura denúncias de vazamentos ocorridos no Terminal Aquaviário da Baía da Guanabara (TABG) a partir de 06 de março de 2021. O óleo vazou no mar, sendo que tentativas de identificação da origem do sinistro, em duas linhas de dutos, acabou por acarretar vários vazamentos.

O acidente que completa agora em junho três meses não foi comunicado oficialmente à CIPA local, e muito menos ao Sindipetro-RJ, não sendo até o momento criada qualquer Comissão de Investigação. Em reunião de SMS realizada no último dia 28 de maio com a representação da Petrobrás, o Sindipetro-RJ solicitou informações sobre o vazamento. Na ocasião, os representantes de SMS anotaram a demanda e ficaram de apresentar um informe sobre a situação.

Cabe lembrar que o Sindicato vem há tempos denunciando o processo de precarização do TABG, em que a cada dia aumenta o grau de terceirização de suas operações, e ainda convive com falhas de prevenção para a COVID-19, como no descaso da recorrente lotação máxima nas lanchas de transporte ou da falta de distribuição de máscaras PFF2, com os empregados ainda usando máscaras de pano.