Três petroleiros e uma luta

Sindipetro-RJ presta solidariedade às famílias de petroleiros que ajudaram a escrever a história da categoria, Sindicato e da Petrobrás

No último mês de setembro foram registrados falecimentos de três associados do Sindipetro-RJ. Além do petroleiro André Luiz da Silva, conforme informado em nota publicada na última segunda-feira (19/09), no site (https://sindipetro.org.br/obituario-andre-luiz-da-silva/ ) , o Sindicato informa o falecimento dos petroleiros aposentados Murilo Celso de Melo e de Paulo Roberto Pereira.

A luta começou em Manguinhos

O petroleiro Murilo Celso, 92 anos, um dos articuladores na base para a fundação do Sindipetro-RJ, em março de 1959, tendo trabalhado até o início do anos 1980 na antiga Refinaria de Manguinhos, faleceu na quarta-feira (14/09). Ele ajudou a organizar a greve dos empregados na refinaria em 1958, que foi o pontapé que gerou entre os trabalhadores petroleiros a necessidade de se organizarem. Neste momento foi criada a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de Petróleo do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 23 de março, foi fundado o Sindicato dos Petroleiros, o Sindipetro. Em 1960, o Sindicato passa a representar também os empregados da Petrobrás.

Antonio Furtado, diretor do Sindipetro-RJ, conviveu com Murilo Celso de Melo quando ambos trabalhavam na Refinaria de Manguinhos.

“Com o Murilo tive uma convivência e lembranças marcantes. Uma delas é do meu primeiro dia de trabalho na refinaria em 1977, no dia três de janeiro. Eu apavorado e muito ansioso, o Murilo, como meu superior, me tranquilizou e me orientou com muito coleguismo e respeito em um momento tão importante da minha vida. Murilo era assim com todos os colegas de trabalho, no exercício do trabalho e na atividade sindical da base, muito participativo, tranquilo e equilibrado” – relembra o diretor.

Paulo, 21 anos dedicados à Petrobrás

Já na segunda-feira (12/09) faleceu o aposentado da Petrobrás, Paulo Roberto Pereira, 69 anos. Na ativa ele foi vigilante, tendo trabalhado entre os anos de 1974 e 1995, sendo lotado no ECISA/EDISE e no TEBIG em Angra do Reis-RJ. Paulo era sindicalizado do Sindipetro-RJ desde outubro do ano 2000. A missa de 7º dia foi realizada na última segunda-feira (19/09).

“Trabalhamos juntos no TEBIG, ‘Pereira’, era assim que chamávamos aqui em Angra era um cara muito atencioso e bom de papo. Foi diretor de bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Ponta Leste, tocando a escola e realizando eventos. Ele praticamente ajudou a desenvolver o carnaval de escolas de samba aqui na região, entre as décadas de 1980 e 1990. Tivemos, posteriormente, uma convivência no Sindicato. Vai deixar muita saudade por ser um cara muito legal, pela sua alegria e profissionalismo como colega de trabalho” – conta Sergio Paes, diretor do Sindipetro-RJ.

Paulo Pereira e o samba/acervo família

O Sindipetro-RJ e sua direção colegiada presta condolências aos familiares e amigos de Murilo Celso de Freitas e de Paulo Roberto Pereira.

André Luiz da Silva, presente!
Murilo Celso de Melo, presente!
Paulo Roberto Pereira, presente!