Troca de comando na Petrobrás vai parar no TCU

Por Rosa Maria Corrêa

MP questiona intenções de Bolsonaro e entrega medida cautelar ao Tribunal

Nesta terça (23), o subprocurador geral do Ministério Público, Lucas Furtado, através de medida cautelar, pediu ao Tribunal de Contas da União que impeça a mudança na presidência da estatal determinada por Bolsonaro.

No pedido, Furtado alegou que a troca precisa ser avaliada “ante os indícios de sobreposição de interesses particulares com fins eleitoreiros ao interesse público e desvio de finalidade do ato administrativo, com ofensa aos princípios constitucionais da legalidade e da moralidade”.

O subprocurador também acrescentou na medida o pedido de avaliação sobre o corte de impostos federais no diesel e no gás de cozinha como propósito eleitoreiro e sobre a declaração de Bolsonaro de que irá “meter o dedo na energia elétrica”.

Acostumado a criar distúrbios, Bolsonaro disse em transmissão ao vivo na quinta (18) que algo iria acontecer na Petrobrás. Na sexta (19), no início da noite, anunciou que o general Joaquim Silva e Luna será o novo presidente da estatal, mas para ser ativa a mudança precisa do aval do Conselho de Administração.

“(…) entendo que a intervenção na estatal – qualquer que seja ela, seja aumento ou diminuição de impostos, seja troca de altos escalões – com fins eleitoreiros é ilegal”, afirmou o subprocurador na representação.