A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou nesta quinta (12), a suspensão das atividades extracurriculares por causa do COVID-19 (corona vírus). Outra determinação foi o cancelamento de férias de professores e funcionários essenciais para o enfrentamento do novo vírus. Além disso, aos funcionários que estejam voltando de viagem está sendo indicado o cumprimento de uma quarentena de 14 dias.
Entre as atividades extracurriculares estão aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais, posses e cerimônias de entrega de títulos. As medidas foram descritas em um documento feito por um Grupo de Trabalho da universidade especializado no estudo do COVID-19. O texto foi divulgado nesta quarta (11).
Pelo fim do congelamento de gastos
Cabe lembrar que neste grave momento a necessidade de revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, também conhecida como PEC da Morte, aprovada em 2016, no governo de Temer, que determina o congelamento do investimento público, o que afetou profundamente a pesquisa científica no Brasil. O corte de gastos é uma das medidas aplicadas pelo preceito neoliberal que afeta diretamente as áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.