Sindipetro-RJ apoia mobilização de 48h organizada em diversas capitais do Brasil denunciando as precárias condições de trabalho e exigindo melhores salários, entre outros pontos. Confira a pauta completa
Nesta segunda-feira (31/03), entregadores de várias regiões do país iniciam um breque nacional de dois dias por melhor remuneração. Organizados por grupos de Whatsapp e com divulgação em páginas no Instagram como @brequenacionaldosapps, os trabalhadores afirmam estar mobilizados em 60 cidades. Tendo como foco principal plataformas digitais como iFood, mas voltados também para outros apps de entrega, como Uber Flash e 99 Entrega, a greve exige uma taxa mínima por corrida de R$10.
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, no Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalhavam por meio de plataformas de aplicativo, como Ifood e Uber, entre outras plataformas. A pesquisa faz parte de um módulo inédito: Teletrabalho e Trabalho por Meio de Plataformas Digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).