Unicamp lança ciclo de debates e livro sobre a “classe do labor” na pandemia

Por Rosa Maria Corrêa

O Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT) do Instituto de Economia da Unicamp está realizando uma série de encontros ao vivo pelo YouTube intitulada “A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia” e lança um livro homônimo que pode ser baixado gratuitamente no (https://www.economia.unicamp.br/outros-livros/a-devastacao-do-trabalho-a-classe-do-labor-na-crise-da-pandemia).

O ciclo foi organizado em 12 encontros semanais e gratuitos. Na quinta (04), às 14h, o tema será “Sindicalismo na pandemia: em busca de legitimidade e protagonismo” e no dia 18 de março será sobre “Teletrabalho em tempos de pandemia e condições objetivas que desafiam a classe trabalhadora”. Há também temas sobre ordenamento jurídico trabalhista e negociações coletivas na pandemia. A produção contou com a colaboração de 30 trabalhadores de várias categorias como professores, motoboys e entregadores uberizados, bancários, trabalhadores do ramo de turismo, entre outros. Conheça o cronograma do ciclo: https://www.economia.unicamp.br/eventos/serie-a-devastacao-do-trabalho-a-classe-do-labor-na-crise-da-pandemia-211-a-294

“Diferentemente da perspectiva positiva ideologizada pelos defensores do capital, a realidade da classe trabalhadora tem sido, em geral, rebaixada por condições de vida mais instáveis e o distanciamento da mobilidade de ascensão social. (…) Nas atuais condições do predomínio do trabalho imaterial, o Brasil vem, nos últimos anos, reproduzindo ocupações que, ademais de insuficientes para toda a classe trabalhadora, apresentam-se crescentemente instáveis e precárias”, afirma a divulgação do evento/livro.

Quem tiver interesse em solicitar participação em todo o ciclo, que terminará em 29 de abril, com posterior emissão de certificado, as inscrições ainda estão abertas no https://forms.gle/ANES3BfguYda9NaE6.