Unidade contra o Petros 3 e o fim do PPSP toma o Centro do Rio

Na tarde desta segunda (17) centenas de petroleiros realizaram um ato em frente à sede da Fundação Petros, na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro.

Em meio a um calor de 39 graus, aposentados e ativos do sistema Petrobrás protestaram contra a intenção da Petrobrás e do Governo de acabarem com o plano de previdência fechado de benefício definido, criando o Petros 3.

No apagar das luzes do governo Temer, no dia 7 de dezembro, foi emitida pela Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), a resolução 25 que estabelece novas diretrizes para os planos de benefícios de previdência complementar das estatais federais, e que permitirá a transferência de gestão dos planos de benefícios das Fundações (controladas pelos participantes e patrocinadoras) para instituições de mercado.

No meio do aglomerado de pessoas, dirigentes sindicais e conselheiros da Petros mandavam o seu recado sobre o Petros 3. Aposentados presentes também fizeram a sua voz ecoar.

“PETROS cobre as dívidas das patrocinadoras! PETROBRÁS honre seus compromissos com os trabalhadores, com quem te fez e faz forte!”

Com a presença de trabalhadores ativos e inativos do sistema Petrobrás de vários estados, as falas duraram mais de três horas, com críticas unânimes ao Petros 3, sendo a dívida das patrocinadoras lembrada diversas vezes nos discursos.

Enquanto isso segue no compasso de espera a avaliação da Petros e da Petrobrás sobre a proposta alternativa ao PED atual, que visa diminuir os danos e o impacto sobre os participantes, preservando a estrutura do plano de Benefício Definido (PPSP), os direitos, cobrando responsabilidades e promovendo a sustentabilidade.

A manifestação demonstrou uma unidade entre as federações e sindicatos, bem como com as associações de aposentados e grupos de base na defesa do PPSP.

Versão do impresso Boletim CII