Na noite de segunda (22), por volta das 22h, na Base de Distribuição de Cubatão (BACUB), da BR Distribuidora, ocorreu um vazamento de benzeno de grandes proporções. Cerca de 300 litros do agente nocivo vazaram durante o carregamento de um caminhão. No total, cinco trabalhadores foram expostos ao agente cancerígeno e tiveram que realizar exame de urina para detectar se houve ou não contaminação.
Após o vazamento, equipes do SMS da RPBC foram acionadas e a área atingida foi isolada preventivamente. Nenhum trabalhador entrou na unidade no dia seguinte (23) porque, na última medição feita pelo SMS, ainda havia registro de benzeno.
Uma equipe da Cetesb foi enviada ao local para coletar informações do acidente e avaliar a situação da área. A Base de Distribuição de Cubatão foi denunciada nas últimas reuniões da Comissão Estadual do Benzeno (CEBz) e da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) por não estar cumprindo itens do Acordo Nacional do Benzeno (ANB). Além disso, os gestores do local também não têm mantido o constante monitoramento da presença de benzeno junto ao sistema de coleta de vapores, conforme a mesma denúncia relatada às comissões do Benzeno.
O Sindipetro-LP informou que esteve presente no local do vazamento e acompanhará as investigações que irão determinar o que ocasionou o acidente.
Fonte: Sindipetro-LP
Versão do impresso Boletim XCV