Vazamento de benzeno em Cubatão-SP

Na noite de segunda (22), por volta das 22h, na Base de Dis­tribuição de Cubatão (BACUB), da BR Distribuidora, ocor­reu um vazamento de benzeno de grandes proporções. Cerca de 300 litros do agente nocivo vazaram durante o carregamento de um caminhão. No total, cinco trabalhadores foram expostos ao agente can­cerígeno e tiveram que realizar exame de urina para detectar se houve ou não contaminação.

Após o vazamento, equipes do SMS da RPBC foram acionadas e a área atingida foi isolada preventivamente. Nenhum trabalhador entrou na uni­dade no dia seguinte (23) porque, na última medição feita pelo SMS, ainda havia registro de benzeno.

Uma equipe da Cetesb foi enviada ao local para cole­tar informações do acidente e avaliar a situação da área. A Base de Distribuição de Cubatão foi denunciada nas últimas reuniões da Comissão Estadual do Benzeno (CEBz) e da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) por não estar cumprindo itens do Acordo Nacional do Benzeno (ANB). Além disso, os gestores do local também não têm mantido o constante monitoramento da presença de benzeno junto ao sistema de coleta de vapores, conforme a mesma denúncia relatada às comissões do Benzeno.

O Sindipetro-LP informou que esteve presente no local do vazamento e acompanhará as investigações que irão determinar o que ocasionou o acidente.

Fonte: Sindipetro-LP

Versão do impresso Boletim XCV

 

Destaques