VexCo para salvar vidas

Mais uma boa notícia vinda de uma universidade pública e de qualidade no meio da pandemia. Com um custo de aproximadamente cinco mil reais, os pesquisadores do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular junto a colaboradores de outros laboratórios da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgaram nesta segunda (27) a conclusão com sucesso dos testes in vitro do VexCO – Ventilador de Exceção para COVID-19 – UFRJ.

O ventilador foi desenhado para ser reproduzido em massa, de forma simples, rápida e barata, com recursos disponíveis no mercado nacional e para ser usado em locais e situações onde não haja o ventilador comercial padrão. “A estimativa é que ainda nesta semana o equipamento possa ser testado em pacientes”, afirmou o coordenador do projeto, o professor Jurandir Nadal. Os resultados seguiram para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e um protocolo será submetido para a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para testá-lo em pacientes no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ.

Recursos urgentes

Juntamente com a notícia, os pesquisadores também lançaram nesta segunda (27) uma campanha para doações com o objetivo específico de comprar as peças de cada VExCo. “Esperamos arrecadar cinco milhões de reais para produzir até mil ventiladores”. Primeiramente, os ventiladores serão distribuídos para as UTIs por meio de um grande estudo de aplicação clínica e depois serão doados ao Sistema Único de Saúde.

Para participar dessa campanha

Fundação Coppetec
CNPJ : 72.060.999/0001-75
Banco do Brasil