28 de junho, um dia de orgulho e respeito

Na semana do Orgulho LGBTQIAPN+, o Sindipetro-RJ celebra os 10 anos do GT de Diversidade e Combate às Opressões

Antes mesmo de qualquer iniciativa da direção do Petrobrás, o Sindicato já mobilizava trabalhadores contra às práticas de discriminação e preconceito na companhia.

GT de Diversidade e Combate às Opressões completa 10 anos – Neste 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGTBQIAPN+. Diante de uma data tão importante para os movimentos populares, o Sindipetro-RJ segue erguendo essa bandeira de luta, e celebra esse dia com a categoria petroleira, celebrando também os 10 anos de criação do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade e Combate às Opressões.

Durante esses 10 anos, o GT Diversidade e Combate às Opressões, a partir do apoio do Sindipetro-RJ promoveu e participou de reuniões, rodas de conversa, seminários e atos públicos contra o preconceito aos trabalhadores LGBTQIAPN+ no sistema Petrobrás.

Passado esse tempo, em que a empresa sobreviveu e ainda luta contra os ataques privatistas, a um governo reacionário no tratamento da causa LGBTQIA+, como foi o de Bolsonaro, ainda há muito por fazer sobre o tema.

Sindipetro-RJ na luta contra toda forma de LGBTQIAPN+fobia – O Sindipetro-RJ apoia esta causa por entender que a violência contra as pessoas LGBTQIAPN+s está presente no ambiente de trabalho quando essas mesmas pessoas são invisibilizadas por sua orientação sexual ou por afirmar outra identidade de gênero.

Apesar de a Petrobrás estar hoje concedendo atenção total às pessoas, aplicando uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, ao criar uma gerência dedicada à temática, há ainda muitas coisas a serem feitas. Por isso, o Sindicato e o GT de Diversidade e Combate às Opressões não esmorecem e seguem na luta, em apoio aos trabalhadores e trabalhadoras LGTBQIAPN+ no sistema Petrobrás.