Nesta terça-feira (08/04), os trabalhadores da Eletronuclear de Angra dos Reis-RJ entraram em greve por tempo indeterminado em função das negociações do ACT que se arrastam e contra as retiradas de direitos históricos dos empregados. O Sindipetro-RJ em solidariedade classista apoia o movimento dos trabalhadores
Desta forma, a Eletronuclear enfrenta a maior greve de funcionários de toda a sua história, desde a fundação da empresa em 1997, a partir da fusão da parte nuclear de Furnas com a Nuclen (Nuclebrás Engenharia).
Ainda na manhã desta terça, segundo dirigentes sindicais, centenas de trabalhadores diretos da empresa estavam em frente à Central Nuclear de Angra dos Reis, em protesto, contra 90 demissões e falta de acordo no ACT e perda de direitos e diversas medidas de austeridade.
Sede no Rio vai parar na quinta (10/04)
Os empregados fizeram um sistema de contingenciamento para manter em segurança os serviços essenciais nas usinas nucleares. Na segunda-feira (7/4), em assembleia, os funcionários da sede, no Centro do Rio, decidiram paralisação de 24h, na quinta-feira (10/4).
A Eletronuclear é gestora das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, em funcionamento; e Angra 3, em construção desde 1984 – que tem futuro incerto-, respondendo pela geração de aproximadamente 3% da energia consumida no Brasil.
Fonte: Blog da Jornalista Tânia Malheiros