Congresso FNP: plenária debate defesa das estatais

Em prosseguimento ao primeiro dia do 12º Congresso da FNP que está sendo entre os dias 2 e 5 de maio, que está sendo realizado no Rio de Janeiro, teve início a partir das 18h a Plenária Inter Categorias em Defesa das Estatais.

A mesa contou como convidado o representante dos trabalhadores da Petrobrás no CA da Petrobrás, Danilo Bacelar. O outro convidado, José Maria Rangel, coordenador da FUP não compareceu e não justificou sua ausência, apesar do clima de unidade que envolve a categoria e pede o atual momento.

Em discussão o desmonte das estatais brasileiras promovido pelo governo ultraliberal de Bolsonaro e a entrega dos recursos brasileiros.

“Para defender as estatais vamos precisar de uma grande união entre as categorias. A nossa necessidade, além de construir a greve geral do dia 14 de junho, não entrar em nenhuma negociação para tratar sobre a reforma da Previdência” – disse Eduardo Henrique da FNP e Sindipetro-RJ.

Nas falas e intervenções o tom era da construção da unidade petroleira na luta contra a retirada de direitos e desmonte da Petrobrás, incluindo, claro, a luta dos aposentados.

O anuncio de venda de 8 das 13 refinarias da Petrobrás por seu presidente Roberto Castello Branco, foi bastante criticado, como não poderia deixar de ser.

“É um desastre que acontece neste governo contra minorias indígenas, LGBTS, negros, pobres  e mulheres. Todo ataque é feito para prejudicar essas minorias. Precisamos resistir e lutar para impedir atrocidades como a reforma da Previdência e desmonte da Petrobrás” – disse Natalia Russo, diretora da FNP e Sindipetro-RJ.

O encontro contou com a presença do ativista sindical argentino, Joaquin Zarrabeitia, que representou o Comitê Internacional pela liberdade de Daniel Ruiz, dando um depoimento sobre a situação do ativista petroleiro Daniel Ruiz que está preso há mais de seis meses na Argentina por conta de perseguição política. Zarrabeitia explicou como transcorre o processo de perseguição a líderes sindicais naquele país e contou como o governo neoliberal de Mauricio Macri tenta sufocar o movimento sindical na Argentina.

Programação desta sexta

Amanhã (3) , no  seu segundo dia de atividades, o 12º Congresso , retoma os trabalhos , com a abertura oficial do evento a partir de 8h com a Votação do Regimento, Prestação de Contas e Parecer do Conselho Fiscal.Posteriormente, entre 10h e  11h50, será realizado o Painel sobre Defesa das Estatais.

Na parte da tarde, entre  14he  15h50, teremos o  Painel Estratégia de Mobilizações, em seguida, entre 16h e 1h começa o Painel de Opressões “De Rosa Luxemburgo a Marielle Franco” A Luta contra a Opressão e a Exploração.

No encerramento das atividades do dia, de 18h ás 20h, acontece a  Palestra de comunicação: “ Os desafios das comunicações de massa das mídias sociais”.