Marcio – 2017-06-14 13:18:20

Sobre a importância de consultar um número mínimo de trabalhadores e que esta consulta não seja concentrada em apenas alguns setores.

É preciso consultar o maior número possível de trabalhadores para saber qual é a opinião da categoria. Posicionamentos que são tomados ouvindo poucas pessoas, ou majoritariamente algum grupo específico, tem maior probabilidade de não representarem a posição preponderante da classe trabalhadora. Se assim acontece, estas decisões não são representativas, e decisões não representativas nos enfraquecem num embate contra a empresa pois não tem apoio real de uma grande quantidade de pessoas. É preciso que seja uma META do sindicato, e/ou comissão de base, garantir que um percentual mínimo de trabalhadores seja ouvido, havendo também um mínimo por setor. Esta consulta pode ser feita por forma digital (garantindo que só se vote uma vez), urnas, coleta de assinaturas, etc. Os resultados de cada consulta devem ser divulgados juntamente com a informação sobre o percentual de trabalhadores consultados. Se o Sindicato/Comissão de base não conseguir consultar as pessoas, isso é um fator que conta contra a atuação dele. Não existe decisão coletiva justa em um grupo grande e heterogêneo se não escutarmos um número representativo e também heterogêneo. Este deveria ser um dos fatores para avaliar a atuação de uma gestão sindical, se ela teve a capacidade de escutar um grande número de pessoas espalhadas em diversos setores. Gestões com baixo percentual de consulta, ou que ouvem apenas uma parte da categoria, não são adequadas. Com estes dados é possível inclusive segregar resultados e avaliar a aceitação ou rejeição de algum assunto em grupos específicos, procurando entender os motivos dos trabalhadores.

AUTHOR: Marcio
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É preciso consultar o maior número possível de trabalhadores para saber qual é a opinião da categoria. Posicionamentos que são tomados ouvindo poucas pessoas, ou majoritariamente algum grupo específico, tem maior probabilidade de não representarem a posição preponderante da classe trabalhadora. Se assim acontece, estas decisões não são representativas, e decisões não representativas nos enfraquecem num embate contra a empresa pois não tem apoio real de uma grande quantidade de pessoas. É preciso que seja uma META do sindicato, e/ou comissão de base, garantir que um percentual mínimo de trabalhadores seja ouvido, havendo também um mínimo por setor. Esta consulta pode ser feita por forma digital (garantindo que só se vote uma vez), urnas, coleta de assinaturas, etc. Os resultados de cada consulta devem ser divulgados juntamente com a informação sobre o percentual de trabalhadores consultados. Se o Sindicato/Comissão de base não conseguir consultar as pessoas, isso é um fator que conta contra a atuação dele. Não existe decisão coletiva justa em um grupo grande e heterogêneo se não escutarmos um número representativo e também heterogêneo. Este deveria ser um dos fatores para avaliar a atuação de uma gestão sindical, se ela teve a capacidade de escutar um grande número de pessoas espalhadas em diversos setores. Gestões com baixo percentual de consulta, ou que ouvem apenas uma parte da categoria, não são adequadas. Com estes dados é possível inclusive segregar resultados e avaliar a aceitação ou rejeição de algum assunto em grupos específicos, procurando entender os motivos dos trabalhadores.
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