Sindipetro-RJ solicita dados à Petrobrás para a construção do novo PCCS

O Sindipetro-RJ enviou ofício endereçado aos RHs do Sistema Petrobrás – holding e suas subsidiárias Transpetro, Petrobrás Biocombustível (PBIO) e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) – sobre Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), solicitando informações para que possa ser feita análise de dados.

O Sindicato elaborou 12 perguntas sobre dados necessários à construção de um novo Plano, utilizando também questões apresentadas e debatidas pelos petroleiros em grupo de whatsApp, criado pelo Sindicato para esta finalidade.

1- Quantitativo de funcionários efetivos da Petrobrás e de todas as suas subsidiárias, com as informações por sexo, raça e regime, que trabalharam na empresa em julho de 2024, separados por Plano. Dos que estão no PCAC por cargo, por categoria (Junior, Pleno, Sênior), por nível e classe A ou B e nos que estão no PCR por cargo, ênfase e categoria (Junior, Pleno, Sênior e Master), por nível e classe A ou B.

2- Quantitativo de trabalhadores da Petrobrás e subsidiárias que receberam avanço de nível ou promoção desde 2018 nos dois planos de cargos (PCAC e PCR), discriminando por cargos/ênfases, categoria, gênero e raça.

3- Tempo médio do trabalhador nas categorias de Júnior, Pleno e Sênior de 2007 até o programa de aceleração de Júnior (2012); do programa de aceleração de Júnior até 2014, de 2014 até 2018, de 2018 até Julho de 2024 do PCAC e da verificação do tempo médio de Júnior, Pleno, Sênior e Master de 2018 a Julho de 2024 do PCR.

4- Qual a diferença entre o maior salário e o menor salário da Petrobrás e das subsidiárias, incluindo a alta administração?

5- Quais as funções que a Petrobrás projeta substituir o trabalho humano por máquinas e em que tempo? Por exemplo, uma plataforma offshore totalmente automatizada?

6- Qual a quantidade de trabalhadores da Petrobrás que saíram em programa de demissão voluntária estratificados por cargo, por categoria (Júnior, Pleno, Sênior), por nível e classe A ou B e, nos que estão no PCR, por cargo, ênfase e categoria (Júnior, Pleno, Sênior e Master), por nível e classe A ou B e nos que saíram antes de 2007, estratificados por função, formação profissional e por nível salarial, desde 1998?

7- Quantitativo de trabalhadores(as) terceirizados da Petrobrás e das subsidiárias por cargos/ênfases por sexo e por raça que trabalhavam até julho de 2024.

8- Quais as atividades que constam no PCAC ou no PCR que a Petrobrás contrata mão de obra terceirizada para complementar a atuação?

9- Qual a diferença salarial entre os trabalhadores diretos da Petrobrás e os trabalhadores contratados (terceirizados), comparativo entre os cargos e funções similares (tipo segurança, engenharia, operador(a), etc.?

10- Quais os gastos com terceirização da mão-de-obra de toda a Petrobrás (considerando as subsidiárias) realizados anualmente, entre 2014 e 2024?

11- Quantas punições houve na empresa entre 2018 e 2024? Qual a estratificação dessas punições por idade, tipo de punição, raça, sexo, pano de cargos? E, dessas punições, quantas estavam relacionadas a acidentes de trabalho?

12- Qual o valor em reais que a Petrobrás disponibilizou para efeito de avanço de nível e promoção na empresa no PCAC e no PCR desde 2007?

O Sindicato enviou o ofício no dia 06/08 pedindo que as respostas sejam enviadas de preferência até o dia 12/08.

Entre no grupo whatsApp: https://chat.whatsapp.com/G5fhUmEgm1U677DIl6rVe6

Responda, até domingo (11/08), o formulário disponibilizado pelo Sindicato para saber mais sobre você e suas demandas: https://sindipetro.org.br/plano-de-cargos-e-salarios/

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab