O que deveria saber – e responder – a Gestão da Petrobrás sobre nosso Centro de Pesquisa?

Enquanto a presidente da empresa afirma que não foi informada do que acontece de errado, a gerente executiva defende o atual modelo

Mais falsa que nota de três reais e mais cínica que o Editorial da Folha do último domingo (25/08) é a afirmação que está tudo suave, tranquilo e favorável para o CENPES e para aqueles que nele trabalham. A presidente do Sistema Petrobrás, Magda Chambriard, que não conseguiu dispensar mais que alguns minutos à representação sindical da maioria dos trabalhadores da empresa que dirige, afirmou, na brevíssima reunião que teve com a FNP, em 05/08, que até hoje não sabe o que há de errado no Centro de Pesquisa. (Apesar das várias e repetitivas denúncias publicadas pelo Sindipetro-RJ).

Confira como foi a reunião com a Presidente da Petrobrás

A Gerente Executiva do CENPES, Maiza Goulart que se reunirá com nosso Sindicato nesta quinta- feira (29/08), em ocasiões anteriores já afirmou que não tem a mesma avaliação do Sindicato. E não é de hoje que o Sindipetro-RJ vem cobrando soluções da gestão da Petrobrás para os problemas do CENPES. Lembre do especial produzido em agosto de 2023.

Apostando na informação e no diálogo, o BOLETIM DO SINDIPETRO RJ ESPECIAL CENPES (re)publica algumas opiniões, denúncias e questionamentos que pretendemos aprofundar com a direção da empresa.

Há muito tempo denunciamos o “desmonte” da pesquisa na nossa empresa. Sem querer esgotar o debate, pelo contrário, para estimular e organizar o mesmo, antecipamos algumas considerações: Não foi a atual administração que iniciou as bases do modelo de gestão vigente, mas dele se tornou ardorosa defensora, continuando e intensificando o mesmo. O argumento em defesa do modelo já tivemos oportunidade de ouvir, mas, para aprofundar o debate, insistimos em perguntar:

A) Quais são as bases científicas que dão suporte a este modelo que separa o portfólio do laboratório?

B) Quais Centros de Pesquisa e de Tecnologia nas Ciências da Natureza do chamado “primeiro mundo” e de porte equivalente ao do CENPES, praticam esta separação entre gerências de laboratório e gerências de portfólio, que foram tomados por referência?

C) Em que o aumento da alienação dos técnicos, do fruto de seu trabalho, podem ajudar na pesquisa e inovação?

D) Como a atual gestão reflete sobre a influência da desnacionalização das pesquisas, realizadas preferencialmente com empresas forâneas, ou instituições de pesquisa não sediadas no país?