Uma comissão, formada em processo eleitoral, de representantes dos empregados da TAG conduziu as negociações sobre a Participação nos Lucros e Resultados com acompanhamento do Sindipetro-RJ

Nas sete cláusulas do Acordo, assinado no dia 17/10, retroativo a janeiro deste ano e com vigência até dezembro de 2023, ficou estabelecido basicamente que:

– os objetivos coletivos representarão 65% da PLR (eficiência operacional, eficiência financeira, abertura de mercado e práticas sociais, ambientais e de governança);

– modelo de liderança representará 35% da PLR, seguindo 5 critérios com notas;

– cálculo e pagamento serão feitos em número de remunerações determinado com base em pesquisas de competitividade salarial junto ao mercado brasileiro, considerando o nicho de empresas de óleo e gás;

– a PLR referente a 2022 será paga em maio/2023;

– o valor será definido de acordo com a remuneração mensal fixa no mês de dezembro de 2022, incluindo também adicionais legais ou gratificações;

– o valor será proporcional ao tempo de serviço;

– os demitidos por justa causa não receberão;

– antecipações ou adiantamentos serão descontados da PLR;

– gerentes e diretores receberão a PLR por critérios específicos.

Consulte o documento: Acordo PLR TAG

Petrobrás aluga dutos que eram próprios

Vale lembrar que, sem lógica econômica, o governo Bolsonaro privatizou a Transportadora Associada de Gás S.A. para o grupo formado pela Engie e o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ) em março de 2020. A Petrobrás fechou a venda por cerca de R$ 36 bilhões, mas desde então vem pagando pelo menos R$ 3 bilhões ao ano para utilizar os gasodutos da TAG ou seja em 10 anos todo o “lucro” obtido com a privatização já terá sido gasto com os aluguéis, sem contar com os juros e desvalorização da moeda com a inflação galopante. Típico exemplo de entrega de patrimônio estratégico que não deveria ter sido privatizado!

Leia mais: A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) lançou Campanha para renegociar os parâmetros de pagamento da PLR aos empregados da Petrobrás

Por uma PLR de verdade: basta de mixaria para trabalhadores e fortunas para acionistas