ACT: rejeição em massa faz Petrobrás passar vergonha

A segunda contraproposta da Petrobrás para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2019 foi rejeitada por mais de 99% dos petroleiros e petroleiras que participaram das assembleias realizadas até sexta-feira (19/7), nas bases dos sindipetros filiados à FNP e à FUP, que a consideraram indecorosa já que está repleta de corte de direitos. A empresa busca também desmontar a organização sindical.

Tudo isso em meio à ofensiva da gestão Bolsonaro para privatização das refinarias, dutos, terminais, campos de petróleo, plantas de fertilizantes, usinas de biodiesel, termoelétricas e desintegração do Sistema Petrobrás, através da venda de subsidiárias e do desmonte da logística da empresa. A campanha reivindicatória está diretamente associada à luta contra as privatizações. Além de empregos e direitos, o que está em risco é o futuro do país e a soberania nacional.

Manifesto

Nas bases do Sindipetro-RJ a contraproposta da Petrobrás foi rejeitada por 832 a 2. Uma verdadeira goleada!!! Os petroleiros e petroleiras também aprovaram por ampla maioria o Manifesto “Cruzemos os Braços em defesa da Petrobrás estatal, das conquistas históricas de nosso ACT e do direito à aposentadoria digna”.

Próximos passos

O resultado das assembleias foi protocolado na Petrobrás na tarde de ontem pelas duas federações, que passaram a manhã reunidas debatendo a Campanha Reivindicatória unificada. A FNP e o Sindipetro- RJ apresentaram uma proposta de organização de greve Nacional dos petroleiros em meados de agosto, mas não houve acordo com este indicativo.

Exigiremos nova proposta da empresa. Primeiro dia da nova rodada de negociação – Atos a nível nacional por nenhum direito a menos e contra o desmonte da Petrobrás.

Calendário Unificado

31/7 – Reunião em Brasília sobre a Resolução 23 com sindicatos e entidades das empresas estatais;

1/8 – Reunião da Executiva da FNP às 10h;

2 e 3/8 – Seminário de Qualificação de Greve da FNP – A confirmar;

6/8 – Dia de início das votações contra a reforma da Previdência. ATO nas bases e nacional em Aracaju na Audiência Pública sobre venda de ativos na Justiça Federal;

9 e 10 – Seminários Regionais de Qualificação de Greve;

13/8 – Atos contra a Reforma da Previdência, em defesa da educação e da Petrobrás

16/8 – ATO Nacional dos Petroleiros contra Venda das Refinarias e em Defesa da Vida. Neste dia em 1984 ocorreu um acidente na BC, Plataforma de Anchova, com 36 mortos;

17 e 18/8 – Seminário Nacional Unificado de Qualificação de Greve FNP/FUP.

Versão do impresso Boletim CXXX