Sindicato encaminha denúncia contra coordenador de manutenção da P-75 por assédio

O Sindipetro-RJ encaminhou carta ofício (nº 229/2023) em que denuncia  a conduta do Coordenador de Manutenção da P-75

O Sindicato recebeu inúmeras denúncias feitas pelos trabalhadores relatando que o coordenador está programando recorrentemente treinamentos na folga dos trabalhadores, sem o consentimento e sem, ao menos, o conhecimento prévio dos empregados.

Os relatos dão conta de que o coordenador vem recorrentemente tentando obrigar que os empregados realizem os treinamentos durante a folga desde que começou a gerir os treinamentos e escala dos trabalhadores.

Ameaça em grupo de WhatSapp

O último episódio ocorreu no dia 12/07, quando, através do grupo de WhatSapp da equipe de manutenção, o coordenador de manutenção da P-75 enviou mensagem informando que “não conseguia agendar os treinamentos com consulta prévia a todos os empregados”, nesta mesma mensagem ele diz que todos os empregados devem ficar atentos ao e-mail corporativo, pois a confirmação do curso viria por lá.

No fim de sua mensagem o coordenador fez uma ameaça velada aos empregados dizendo que ficou sabendo que o RH está se estruturando para criar um tipo de sistema que irá descontar do empregado o custo do treinamento em caso de falta.

Por conta disso, O Sindipetro-RJ encaminhou o documento solicitando uma resposta urgente por parte do RH se a conduta do coordenador está de acordo com as diretrizes da companhia, pois ele está atuando em nome da empresa.

Que sistema é esse?

No que diz respeito a não necessidade de se consultar o empregado antes de marcar um treinamento em sua folga, também se faz necessária uma resposta sobre a existência desse suposto sistema que o coordenador mencionou que está sendo desenvolvido, para descontar do empregado o treinamento que ele faltar.

Por fim, o Sindipetro-RJ repudia as ameaças que o coordenador fez aos trabalhadores em nome da Petrobrás, tentando por meio desta coação, obrigar os trabalhadores a realizarem os treinamentos na folga. Isso é um completo absurdo!

Sindicato sistematicamente tem cobrado providências

Além dos pontos divulgados em cartas já enviadas para a empresa, o Sindicato tem sistematicamente cobrado todos os pontos que são apresentados em reuniões e que, desde o início, a empresa disse que levaria em consideração, o que, além do mais, faz parte da escuta ativa, que a empresa se comprometeu a realizar. De qualquer forma, o Sindipetro-RJ vai reiterar esses outros pontos em próximas cartas.

 

Destaques