É vitória da Organização e Luta dos Trabalhadores!
Detidos arbitrariamente na terça (03) pela PM do bolsonarista e privatista Tarcísio (saiba mais: https://sindipetro.org.br/libertacao-jose-dantas-e-ederlando/) os ativistas José Dantas Sobrinho e Ederlando Carlos dos Santos foram soltos no início da noite de quarta (04) por decisão do Tribunal de Justiça de SP.
Na decisão, o juiz Loureiro Sobrinho considerou que não havia sinal de que os autuados sejam pessoas perigosas e que a audiência de custódia deveria ter acontecido dentro do prazo determinado em lei, que é de 24 horas após a detenção.
A prisão dos ativistas mobilizou entidades sindicais e movimentos populares que manifestaram apoio de várias formas na internet e em ato político pela liberdade imediata, reunindo cerca de 150 sindicalistas na sede do Sindmetal de SJC.
A alegação policial para a prisão foi a de “atentado contra a liberdade do trabalho”, interpretação que contraria o direito constitucional à greve e à organização sindical.
A CSP-Conlutas e sindicatos darão continuidade à campanha para que não haja nenhuma penalização judicial aos dois ativistas.
Veja a primeira declaração de Dantas Sobrinho em liberdade: https://www.instagram.com/reel/Cx_lH8ev4dQ/?igshid=NzZhOTFlYzFmZQ%3D%3D
Compartilhe!