Sindipetro-RJ está na luta pela imediata libertação de José Dantas e Ederlando!

Ativistas foram presos de forma arbitrária pela PM de Tarcísio durante mobilizações que marcaram Dia de Lutas nos 70 anos da Petrobrás

Em São Paulo, acompanhando as mobilizações que marcaram as celebrações pela fundação da Petrobrás (03/10), metroviários, ferroviários e empregados da Sabesp organizaram greve de 24 horas contra as privatizações e ataques aos direitos dos trabalhadores num combate à gestão bolsonarista-privatista do governador Tarcísio de Freitas.

Nos transportes, a população sofreu com a paralisação, mas entendeu que a culpa dos transtornos é do desgoverno. Veja os vídeos que circulam nas redes sociais com desabafos de duas passageiras:

Ignorando direito de greve, PM de Tarcísio espanca e prende sindicalista e ativista

Em ação arbitrária, policiais militares agrediram, tomaram o celular e prenderam o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, José Dantas Sobrinho, e o membro do movimento por moradia “Luta Popular”, Ederlando Carlos da Silva. A ação da PM ocorreu em frente à Embraer durante assembleia dos trabalhadores que estavam em votação por greve para exigir direitos e reajuste salarial real. Pelo menos dez viaturas estavam no local.

Os dois ativistas foram levados para a delegacia da Polícia Federal, no Centro da cidade, onde foram mantidos no camburão, no estacionamento da guarnição por mais de uma hora. Veja as imagens no vídeo-denúncia do Sindmetal SJC: https://www.instagram.com/reel/Cx8un9fPgfk/?igshid=MWZjMTM2ODFkZg%3D%3D

Na manhã desta quarta (04), o Sindmetal SJC está se reunindo em Plenária com outros sindicatos da região para discutir medidas a serem tomadas sobre a situação. Segundo o diretor Herbert Claros da Silva, José Dantas passou a noite preso em delegacia em Caçapava e de tarde, por volta das 14h, vai ocorrer a audiência de custódia.

É inaceitável que um sindicalista e um ativista de movimentos sociais estejam presos como criminosos numa tentativa do governador de São Paulo de criminalizar as lutas e cercear os direitos dos trabalhadores!

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a CSP-Conlutas estão convocando todos os sindicatos e outras entidades do movimento social a lutarem pela exigência imediata da libertação dos dois e por respostas do governo Lula sobre o caso.

Liberdade a José Dantas e Ederlando, já! Fora, Tarcísio!