Sindipetro-RJ convoca Ato e promove Festa no Dia Nacional dos Aposentados (24/01)

Nesta quarta (24), tem Ato unificado, a partir das 9h, no EDISEN, contra a perda de poder aquisitivo dos Aposentados e Pensionistas; e, de tarde, o Sindicato oferece Festa em homenagem à luta, para convidados, no Club Municipal

A Federação Nacional dos Petroleiros está convocando todos os petroleiros do Sistema Petrobrás para o Ato Unificado Nacional em frente ao Edifício SENADO (Av. Henrique Valadares, 28 – Centro) em protesto a todos os ataques sofridos ao longo dos últimos anos com perda de direitos e com descontos abusivos que causaram achatamento da renda, resultando em sofrimento e adoecimento de petroleiros aposentados e pensionistas.

Petros e AMS

A partir de conquista no ACT 2023/25, um GT tripartite (Federações – FNP e FUP, Petrobrás e Petros) foi criado em dezembro passado para discutir uma forma de reduzir os drásticos descontos dos aposentados e pensionistas.

As Federações cobram, entre outros pontos:

– retorno da limitação na margem de 40% no benefício total líquido para as dívidas Petros;

– retorno do atendimento presencial tanto Petros quanto AMS;

– detalhamento dos descontos impostos nos contracheques dos aposentados e pensionistas; e

– levantamento sobre os empréstimos pessoais feitos pela Petros que geraram inadimplências.

No dia 17/01, foi publicada uma Nota¹ das Entidades do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros (FNP, FUP, CONTTMAF, FENASPE E AMBEP) informando sobre os avanços do GT nas últimas reuniões, que acontecem semanalmente. O objetivo do GT é apresentar uma proposta de solução para a eliminação dos equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

O que já foi feito:

– debate sobre informações apresentadas pela Petrobrás e Petros;

– cobrança de informações pendentes; e

– reuniões com cada um dos diretores da Petrobrás para apresentar os graves problemas financeiros dos participantes e assistidos.

As reuniões do GT estão suspensas até o dia 08/02 para que ocorra uma ampla avaliação interna na Petrobrás. A conclusão dos trabalhos do GT está prevista para o final de março.

1. Leia a Nota completa: https://fnpetroleiros.org.br/6a-nota-de-esclarecimento-e-informacoes-sobre-os-equacionamentos-dos-planos-petros-do-sistema-petrobras/

Mobilizações

Mas, enquanto acontecem os trabalhos do GT, é preciso que haja mobilização para que tanto a Petrobrás quanto a Petros e a APS respondam às exigências e cumpram com sua parte neste processo e, para isso, é importante que a categoria esteja unida para pressionar. Então, todos ao Ato Unificado no dia 24, às 10h, no EDISEN!

Festa em homenagem à luta dos aposentados e pensionistas

Logo depois do Ato, a partir das 16h, o Sindipetro-RJ vai estar recebendo os convidados para a Festa pelo Dia Nacional dos Aposentados no Club Municipal (Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca).

A Festa vai homenagear especialmente alguns dos mais idosos associados, chamados carinhosamente de noventões.