Os estudantes da UERJ em luta precisam vencer: um chamado a todos os sindicatos do RJ para apoiar sua luta

Como tem sido noticiado na grande mídia, os estudantes da UERJ estão em luta contra um violento corte na permanência estudantil que expulsará vários deles da Universidade. Os estudantes ocupam a reitoria da Universidade desde o dia 26/07 e têm sido atacados pela reitoria e por toda a grande mídia que trata a legítima manifestação como “invasão” e “depredação”. Os estudantes precisam de toda solidariedade da classe trabalhadora para romper esse cerco midiático e contribuir em sua luta.

O corte na permanência estudantil feito pela reitora Gulnar Azevedo por Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) é chamado pelos estudantes de “AEDA da Fome”. Esse corte no orçamento da assistência estudantil feito pela reitoria faz o serviço sujo do que o bolsonarista Castro quer. Castro ataca a saúde, a educação e todo o funcionalismo para submeter todo o orçamento público aos ditames neoliberais do Regime de Recuperação Fiscal e às regras do Arcabouço Fiscal do governo Lula que continuam os ataques do Teto de Gastos de Temer sob novo nome.

Chamamos todos sindicatos cariocas e fluminenses a manifestarem seu apoio à ocupação e mobilização dos estudantes.

Uma vitória contra um ataque neoliberal à permanência estudantil significaria uma importante lição contra o governo que promove privatizações, ataques ao funcionalismo, à saúde e educação e chacinas nas favelas como é o governo Claudio Castro e seria um ponto de apoio à luta de todos trabalhadores.