Entre os dias 23 e 24 de outubro foi realizada a Reunião Nacional de presidentes e vice-presidentes das CIPAs Petrobrás 2018. O encontro foi realizado no EDICIN. Com 500 CIPAS inscritas, mais de 140 representantes presentes ao encontro debateram recomendações que vão nortear o próximo ACT em questões que tratarão sobre a CIPA.
“O Encontro é o momento de multiplicar o que deu certo e corrigir o que não funciona. Assim, a empresa também vai descobrir as demandas comuns das CIPAs” – disse Marcello Gomes da Silva, químico de petróleo, lotado no CENPES/SMS e presidente da CIPA local.
Muitos presentes ao encontro relataram dificuldades impostas para liberação de suas unidades para a vinda ao evento.
“Existem problemas de ordem interna, centro de custo com verba pequena e insuficiente para SIPAT e dificuldades gerenciais de liberações para empregados em reuniões de CIPA / SIPAT’s” – relatou o vice-presidente da CIPA RNEST, o enfermeiro Jorge Francisco dos Santos.
É importante frisar que o encontro é fruto da luta sindical, estimulando a comunicação entre os cipistas das unidades Petrobrás na discussão dos problemas comuns a todos. “O encontro pode evoluir com maior participação já que uma parte significativa de cipistas não são comunicados sobre o evento ou ficam impossibilitados de comparecer. A possibilidade de cipistas que não sejam presidentes e vice-presidentes de também participarem, complementando as vagas disponíveis, também foi aventada pelo Sindipetro-RJ junto aos colegas participantes” – sugere Ricardo Bogado, integrante da Comissão Organizadora do evento, ex-vice-presidente da Cipa EDIHB/ON, e atualmente diretor Sindipetro-RJ.
Versão do impresso Boletim XCV