A Federação quer que petroleiros participem da construção do Planejamento Estratégico da estatal

Depois de ter enfrentado as últimas gestões da empresa, que priorizaram os desinvestimentos em Planejamentos elaborados com a finalidade de acabar com o Sistema Petrobrás, a FNP propõe pontos fundamentais em defesa e reconstrução da empresa associados às lutas do Acordo Coletivo de Trabalho.

Na reunião desta segunda (04) com a empresa, abrindo as negociações do ACT 2023, foi apresentada a nova Gerente Executiva de Recursos Humanos, Lilian Louzada.

A empresa apresentou o Plano Estratégico que ainda está em elaboração e será divulgado em novembro. Conheça: Cenários e Visão de Longo Prazo – Petrobrás

Na reunião, foi repercutida a boa notícia da retirada do Polo de Urucu do portfólio de desinvestimentos, mas também houve demonstração de limites ao ainda não apontar soluções para vários problemas apontados pela FNP.

TBG

A subsidiária Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) ainda está na lista de processos em privatização iniciada. E muitos trabalhadores dessas empresas estão em adoecimento pela situação de não saberem o que vai acontecer com a vida deles desde o lançamento do teaser de venda em 2020 em plena pandemia. A representação sindical mais uma vez afirmou que a situação é insustentável.

PBIO

Como na TBG, a situação dos empregados da subsidiária da Petrobrás Biocombustível (PBIO) é incerta, mesmo após a suspensão da venda até novembro próximo.

A FNP ressaltou que, fundada em 2008, a PBIO é uma das maiores produtoras de biodiesel do país, que foi colocada à venda em 2020 em processo de privatização com irregularidades e que deve ser incorporada pela estatal junto com seus empregados que possuem expertise necessária à justa transição energética.

Outro ponto de cobrança da Federação foi o retorno da Petrobrás ao Norte e Nordeste, alertando para a situação de abandono atual nos estados de Alagoas e Sergipe.

O afretamento de plataformas também foi levado à pauta. O diretor do Sindipetro-RJ, André Buca, frisou que não é mais possível que tenha mais áreas operadas pelo Japão do que pela estatal!

Sobre a retomada das refinarias, os prepostos da Companhia nada comunicaram.

GASLUB

As questões que envolvem o GASLUB também foram ponto de cobrança da Federação. A empresa sinalizou com atenção especial ao Complexo, afirmando que estão sendo feitos estudos e levantamentos específicos sobre a Unidade.

Terceirizados

Durante a reunião, foi comunicado que o Plano Odontológico, um dos primeiros pontos levados pela FNP nas reuniões dos GTs específicos, passou a ser requisito para as empresas prestadoras de serviços na Petrobrás, ampliado a uso por dependentes dos trabalhadores.

Valorização do Cenpes

O Centro de Pesquisas foi amplamente defendido pelos sindicalistas que avaliaram ser impossível a empresa ter um Planejamento Estratégico onde o Cenpes não aparece como principal Unidade de desenvolvimento de ciência e tecnologia.

Sobre as reestatizações, a empresa avalia que estão em outro contexto e que seria necessária uma revisão do planejamento estratégico. Para a FNP é fundamental que privatizações questionáveis, como, por exemplo, a da Refinaria Landulpho Alves, sejam revistas, já!

Aposentados, Petros e AMS

Mais uma vez, a FNP cobrou medidas urgentes quanto às questões Petros e AMS que afligem principalmente os petroleiros aposentados que enfrentam descontos astronômicos em seus contracheques devido aos PEDs.

A próxima reunião está agendada para o dia 12/09.