Conquista dos aditivos indica o caminho da luta para avançar em direitos

Além da grande importância do Termo Aditivo como fruto de muita mobilização dos petroleiros, o Sindipetro-RJ e a FNP lembraram outras pautas urgentes da categoria

Na manhã desta quarta (24), em discurso na cerimônia simbólica de assinatura do Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 no EDISEN, entre membros da Alta Administração e das Federações, o diretor do Sindipetro-RJ e secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Eduardo Henrique ressaltou que também poderiam estar sendo celebrados aditivos sobre o regramento do Teletrabalho, a Hora Extra Troca de Turno (HETT), o Código 2040 e o Saldo Acumulado de Folgas (Saldo AF). A falta de efetivo no setor Operacional e a perspectiva de um novo Plano de Carreira também foram frisadas pelo diretor.

Fim dos PEDs assassinos

Eduardo Henrique lembrou a responsabilidade da Petrobrás sobre os Planos de Equacionamentos de Déficits Petros depois de meses de GT Petros e constituição de Comissão Quadripartite. “Isso tem que sair do papel! ‘Presidente Magda, presidente Lula, paguem a dívida da Petros!’ é o que os petroleiros clamam”, disse.

Para o Sindipetro-RJ e FNP, os aditivos firmados com a Petrobrás ao ACT reparam parcialmente ou corrigem alguns itens importantes, mas graves questões como o sequestro mensal de parcelas de dívidas equacionadas pela Petros nos contracheques, por exemplo, que resultam do não pagamento de dívida da estatal com o Fundo Petros por gestões anteriores e por esta gestão, já poderiam ter sido solucionadas.

AMS

Sobre o plano de saúde, é preciso ressaltar que se foi possível haver a reparação do retorno à relação de custeio 70×30, celebrada neste Termo Aditivo, também é viável avançar para o custeio integral, o fim da APS e o retorno da AMS com administração direta da Petrobrás.

Teletrabalho

O diretor Eduardo Henrique também aproveitou para entregar à Diretora Executiva de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, o ofício, que foi enviado à empresa, sobre Teletrabalho: “que se firme o compromisso imediato que impeça qualquer aumento nos dias de trabalho presencial para o conjunto dos empregados”.  Veja o documento: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:US:e9df5474-b0bd-4ea4-8594-b366aa0e8551

2040 e Retorno de férias

Em bases operacionais, como por exemplo no CENPES, o sequestro de parte dos salários dos trabalhadores a cada jornada, minuto a minuto, também foi citado pelo diretor Eduardo Henrique como exemplo do que está diferente do espírito do negociado por ocasião do ACT.

Por fim, Eduardo Henrique cobrou também a readmissão da petroleira Leninha Farias, caso que aguarda solução há mais de 14 anos.

Representantes sindicais de outras entidades, funcionários de vários setores, como RH e Associação Petrobrás de Saúde, entre outros, também participaram da cerimônia.

Veja o vídeo e compartilhe: