COVID: Colapso sanitário cresce no Rio de Janeiro

Sem políticas do governo federal para combater a pandemia no Brasil, todos os números crescem de forma alarmante nos estados. Nesta segunda (15), o Rio de Janeiro registrou o maior número de internações por COVID-19 em hospitais públicos desde o dia 22 de dezembro com pelo menos 1.091 pessoas internadas, a metade em UTIs e outras 51 na lista de espera por leito hospitalar na capital há mais de 24 horas.

As operações realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) durante o final de semana, por exemplo, gerando inclusive arrecadação com 2,3 mil autuações a estabelecimentos, além de apreensões de mercadorias de ambulantes, mostram-se ineficazes conforme os cientistas têm afirmado.

No esquema do prefeito Eduardo Paes em vigor até o próximo dia 22, a proibição de permanência de pessoas nas ruas é das 23h às 5h. “Não será proibindo a circulação das pessoas apenas com medidas restritivas na madrugada que estaremos controlando o coronavírus! Os transportes públicos continuam circulando lotados! Já passou da hora dos governantes agirem”, alerta mais uma vez a bióloga Natalia Pasternak, fundadora do Instituto Questão de Ciência.